O amor ao próximo, não por medo de ir para o inferno

O amor ao próximo, sem medo do inferno judaico-cristão, é uma qualidade que vai além das diferenças religiosas, pois se fundamenta em valores humanos universais, como a justiça, o altruísmo, a compaixão, a empatia e a solidariedade. O amor ao próximo é aceitar a dignidade e a igualdade de todos os seres humanos, independentemente de suas crenças, culturas, origens ou condições. O amor ao próximo é buscar o bem comum, sem esperar nada em troca, sem buscar nenhum benefício financeiro.

O amor ao próximo, dessa forma pode ser visto como um tipo de fanatismo religioso, mas um fanatismo positivo, que não exclui, discrimina ou violenta ninguém, mas que acolhe, respeita e pacifica a todos. Um fanatismo que não se impõe pela força, mas que se difunde pelo exemplo, um exemplo ditado pela afeição genuína, nunca por algum interesse. Um fanatismo que não se fundamenta em dogmas, mas em princípios éticos e morais.

O amor ao próximo dessa forma é fundamental para que a civilização humana funcione, pois é o único modo de garantir a convivência harmoniosa e a cooperação mútua entre as pessoas. É o único modo de superar os conflitos, as injustiças e as desigualdades que ameaçam a paz e a prosperidade da humanidade. É o único modo de construir um mundo melhor para todos.

Cabana.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 09/11/2023
Código do texto: T7928301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.