Obstáculos do espírito científico

Os obstáculos da formação do espírito científico, são estritamente pertinentes e a nossa condição de eternos aprendizes; e agentes formadores continuados da ciência contemporânea.

Afirmarmos com total sensatez e veracidade que a ciência progride a passadas largas pode soar como uma leviandade. Conforme podemos concluir neste relato, inúmeros e capciosos obstáculos se colocam entre nós e o verdadeiro conhecimento científico. As maiores barreiras e impedimentos são produto do nosso próprio intelecto, ao não atentarmos para os detalhes e particularidades de um objeto. Nos prendemos as primeiras e imprecisas impressões observáveis.

A formação do espírito científico é constante, isto porque está impelida a sempre aprender com os seus próprios erros e refutações. Pois, é uma propriedade natural da sua essência. E é nos erros e refutações, na dilaceração do conhecimento anteriormente edificado, e que, por meio de um esforço intelectual conjunto, não representa mais a verdade de um fato. É onde a ciência se move e de certa forma progride.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 15/11/2023
Código do texto: T7932755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.