SÉRIE: EFEITO BORBOLETA: A PRÁTICA DO SERVIR NUMA CULTURA DE EGOÍSMO

SÉRIE: EFEITO BORBOLETA

A PRÁTICA DO SERVIR NUMA CULTURA DE EGOÍSMO

Atos 17.16-34

Introdução:

A expressão efeito borboleta foi utilizada pela primeira vez pelo meteorologista Edward Lorenz para explicar a impossibilidade da previsão de fenômenos atmosféricos por mais que alguns dias, devido ao fato de que o simples bater de asas de uma borboleta pode gerar uma onda capaz de iniciar um tufão do outro lado do mundo. Essa teoria nos ajuda a perceber que por trás de todas as nossas decisões existem consequências que reverberam em cadeia gerando implicações tanto sobre a nossa vida quanto sobre a vida de outros, aqui e no mundo inteiro.

Hoje, em especial, conversaremos sobre a importância da PRÁTICA DO SERVIR NUMA CULTURA DE EGOÍSMO, gerando um paradigma novo, altamente transformador, capaz de influenciar pessoas em suas posturas e decisões, afim de levar o mundo a se tornar aquilo que foi idealizado pelo próprio Deus.

SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR

“Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”.

(João 13:13,14)

O QUE TEM IMPEDIDO AS PESSOAS DE SERVIR?

1. SEUS PENSAMENTOS E ATITUDES SÃO INFLUENCIADOS PELO MALIGNO

“Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus”.

(João 13:2)

2. NÃO CONSEGUEM ENTENDER O ATO DE SERVIR

“Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".

(João 13:7)

3. SÃO DISCIPULAS DE JUDAS AO INVÉS DE SEREM DISCIPULAS DE JESUS

“Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos”.

(João 13:11)

ANTES DE SERVIR:

1. REVEJA AS SUAS EXPECTATIVAS

“Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "

(João 13:9)

2. ENTENDA A SUA MISSÃO

“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?”

(João 13:12)

3. ENTENDA A SUA IDENTIDADE EM JESUS

“Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou”.

(João 13:16)

O ATO DE SERVIR É UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA:

1. QUE NECESSITA QUE O AMOR SEJA O NOSSO ESTILO DE VIDA

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

(João 13:1)

2. QUE REQUER ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DO OUTRO

“Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura”.

(João 13:3,4)

3. QUE NOS AJUDA A ESMAGAR O ORGULHO E O NARCISISMO

“Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura”.

(João 13:5)

4. QUE TESTIFICA O AGIR DE DEUS EM NÓS

“Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".

(João 13:10)

IMPACTOS DO SERVIR

1. SURPREENDE AMOROSAMENTE AQUELE QUE É SERVIDO

“Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? "

(João 13:6)

2. NOS PRESENTEIA COM UM NOVO PROPÓSITO DE VIDA

“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”.

(João 13:14)

3. NOS ABENÇOA COM UMA ALEGRIA SOBRENATURAL

“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".

(João 13:17)

PARA REFLETIR E PRATICAR

1. O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS AMA SERVIR

“Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".

(João 13:8)

“Quem não vive para servir, não serve para viver”.

(Gandhi)

2. SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR

“Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”.

(João 13:13,14)

3. EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS?

“Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”.

(João 13:15)

“Enquanto houver um sopro de vida em nosso corpo, sirvamos a Cristo. Enquanto formos capazes de pensar, de falar, de trabalhar, vamos servi-lo. Vamos servi-lo até com nosso último suspiro”.

(Spurgeon)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 16/11/2023
Código do texto: T7933351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.