Cinema na Quebrada

TÍTULO: Projeto Cinema na Quebrada - Quintal da Resistência

RESUMO: O projeto Cinema na Quebrada, tem como objetivo, unir crianças, jovens e adultos da comunidade do Parque Anhanguera e demais comunidades de São Paulo. O objetivo é proporcionar momentos de lazer, entretenimento, educação e cultura, através da exibição de filmes e vídeos alternativos, com uma posterior conversa sobre o filme.

OBJETIVO GERAL:

O objetivo geral do projeto "Cinema na Quebrada" é promover a democratização do acesso à cultura, oferecendo à população, em especial das comunidades do Parque Anhanguera e região, a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer, cultura e educação, por meio da exibição de filmes e vídeos alternativos.

O projeto busca quebrar barreiras e superar, as limitações de acesso à cultura, que muitas comunidades enfrentam, em especial aquelas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Através da exibição gratuita, de filmes e vídeos, o projeto visa proporcionar, uma experiência cinematográfica às pessoas que, talvez, nunca tenham tido a oportunidade, de ir ao cinema, ou de ter contato com produções audiovisuais diversificadas.

Além disso, o projeto tem como objetivo, contribuir para a formação crítica e o enriquecimento cultural dos espectadores. Através da exibição de filmes e vídeos alternativos, nacionais e internacionais, busca-se ampliar o repertório cultural, fomentar a diversidade de narrativas e incentivar um olhar crítico, sobre o mundo ao nosso redor.

Outro objetivo importante é estimular a participação cidadã, a solidariedade e a integração social. O projeto busca promover a arrecadação e distribuição de alimentos, para as famílias vulneráveis da região, visando contribuir, para a diminuição da situação de insegurança alimentar e para a união da comunidade, em torno de uma causa comum.

Além disso, o projeto também pretende promover, atividades de psicologia social comunitária, com o intuito, de fortalecer os vínculos afetivos entre pais e filhos e entre os moradores da quebrada. Essas atividades, visam aumentar o suporte emocional, promover o ambiente comunitário e a construção de uma identidade local sólida.

Dessa forma, o projeto "Cinema na Quebrada", tem como objetivo geral, valorizar a cultura popular, incentivar a participação ativa da comunidade, estimular o pensamento crítico e criar oportunidades de acesso à cultura, lazer e educação, para todas as pessoas, contribuindo para o desenvolvimento humano, cultural e social, das comunidades atendidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Os objetivos específicos do projeto, "Cinema na Quebrada" são:

1. Democratizar o acesso à cultura: Permitir, que a população das comunidades do Parque Anhanguera e região, tenha acesso gratuito a filmes e vídeos alternativos, proporcionando uma experiência cinematográfica, que pode ser inacessível de outra forma.

2. Ampliar o repertório cultural: Promover a exibição, de filmes e vídeos nacionais e internacionais, possibilitando o contato, com diferentes narrativas, culturas e realidades, contribuindo para a formação crítica e o enriquecimento cultural dos espectadores.

3. Valorizar a diversidade: Selecionar filmes, que abordem temas relevantes e possuam diversidade de gêneros, nacionalidades e perspectivas, permitindo que os espectadores, tenham acesso a diferentes formas de expressão cultural.

4. Promover a participação cidadã: Estimular a participação ativa da comunidade, tanto na organização e realização do projeto, como nas atividades paralelas, como debates e palestras. Isso contribui, para a construção de uma identidade local e para o fortalecimento dos laços comunitários.

5. Incentivar a solidariedade: Realizar a arrecadação e distribuição de alimentos, para as famílias vulneráveis da região, visando contribuir para a diminuição da insegurança alimentar e engajar a comunidade, em uma ação solidária, promovendo a união e a empatia.

6. Fortalecer os vínculos afetivos: Realizar atividades de psicologia social comunitária, visando fortalecer os laços afetivos, entre pais e filhos e entre os moradores da quebrada. Essas atividades têm como objetivo, promover o suporte emocional e a integração social, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.

7. Estimular a reflexão e o debate: Proporcionar espaços de debates e reflexões, utilizando os filmes exibidos, como ponto de partida, para discussões sobre temas relevantes para a comunidade, estimulando o pensamento crítico e o diálogo.

8. Promover o desenvolvimento humano, cultural e social: Contribuir para o desenvolvimento das comunidades atendidas, fomentando a valorização da cultura popular, a identidade local e o protagonismo social, visando o fortalecimento, do senso de pertencimento e a melhoria da qualidade de vida, das pessoas envolvidas.

Esses são os objetivos específicos, do projeto "Cinema na Quebrada", que buscam criar oportunidades de acesso à cultura, lazer e educação, além de promover ações de solidariedade, reflexão, inclusão social e fortalecimento comunitário.

JUSTIFICATIVA:O projeto "cinema na quebrada", tem como propósito, oferecer uma oportunidade de lazer, cultura e educação, para a população do Parque Anhanguera e demais comunidades de São Paulo, que sofrem com a falta de acesso, a equipamentos e serviços culturais de qualidade. O projeto visa, promover a exibição de filmes e vídeos alternativos, nacionais e internacionais, que possam contribuir para a formação crítica, a valorização da diversidade e a ampliação do repertório cultural dos espectadores. Além disso, o projeto pretende estimular a participação cidadã, a solidariedade e a integração social, por meio da arrecadação e distribuição, de alimentos para as famílias vulneráveis da região, bem como da realização, de atividades de psicologia social comunitária, que possam fortalecer os vínculos afetivos, entre pais e filhos e entre os moradores da quebrada. O projeto cinema na quebrada é, portanto, uma iniciativa, que valoriza a cultura popular, a identidade local e o protagonismo social, contribuindo para o desenvolvimento humano, cultural e social, das comunidades atendidas.

Além de educação psico-social, possibilitada pelos debates sobre os filmes exibidos, com psicólogos.

ACESSIBILIDADE:

A acessibilidade, é uma preocupação do projeto "Cinema na Quebrada". O objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas, tenham a oportunidade de participar e desfrutar das experiências culturais, proporcionadas pelo projeto.

Para alcançar a acessibilidade, algumas medidas são adotadas:

1. Acesso físico: Durante a escolha e preparação do local de exibição, são levadas em consideração as necessidades, de acessibilidade. Espaços são adaptados, para a circulação de cadeiras de rodas, garantindo rampas acessíveis, corrimões e sinalizações adequadas. Assentos reservados e espaços amplos, são disponibilizados, para facilitar o deslocamento e acomodação de pessoas, com mobilidade reduzida.

2. Legendas e tradução: Para atender, às necessidades de pessoas com deficiência auditiva, ou dificuldade de compreensão da língua falada, são providenciadas legendas em português, nas exibições dos filmes. Quando possível, são oferecidos recursos de tradução em libras (Língua Brasileira de Sinais) para ampliar, a acessibilidade comunicativa.

3. Audiodescrição:

Uma possibilidade a ser estudada, para pessoas com deficiência visual, é disponibilizada a audiodescrição dos filmes. A audiodescrição, consiste na narração de elementos visuais importantes da obra, que são transmitidos sonoramente, proporcionando uma experiência mais inclusiva.

4. Sensibilização e informação: São divulgadas informações antecipadas, sobre as medidas de acessibilidade disponibilizadas, durante as sessões de cinema. Nas divulgações, são mencionados os recursos oferecidos, os horários de exibição, e as orientações, para aqueles que necessitam dos serviços de acessibilidade.

5. Atendimento personalizado: A equipe do projeto é treinada e capacitada, para prestar um atendimento inclusivo e personalizado, às pessoas com deficiência. São fornecidas orientações e assistência, para atender às necessidades específicas dos espectadores, garantindo um suporte adequado em suas demandas.

6. Engajamento e diálogo: O projeto, incentiva o diálogo aberto e constante, com a comunidade, incluindo pessoas com deficiência, para identificar possíveis melhorias e ampliar as medidas de acessibilidade. Esse engajamento, permite a criação de um ambiente inclusivo, que contempla as diferentes necessidades e promove a participação ativa de todos.

O objetivo fundamental, da acessibilidade no projeto "Cinema na Quebrada", é proporcionar uma experiência cultural inclusiva, em que todas as pessoas possam desfrutar dos filmes, trocar ideias, interagir e se sentir acolhidas, garantindo que as barreiras físicas e comunicacionais, sejam superadas.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO:

A democratização do acesso, é uma das principais vertentes do projeto "Cinema na Quebrada",. Ao levar filmes e vídeos alternativos para a comunidade, o projeto, busca quebrar barreiras e promover o acesso à cultura e ao entretenimento, para todos, independentemente de sua condição socioeconômica.

A falta de acesso, a equipamentos e serviços culturais de qualidade, é uma realidade enfrentada por muitas comunidades, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O projeto se propõe, a ser uma alternativa viável e acessível, levando o cinema para lugares, onde isso pode não ser possível, de forma regular.

Ao promover sessões de cinema gratuitas, ao ar livre, o projeto possibilita que pessoas que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, tenham acesso a essa experiência. Através do cinema, os espectadores, têm a chance de se conectar com diferentes narrativas, culturas e realidades, ampliando seu repertório cultural e estimulando um olhar crítico, sobre o mundo.

Além disso, o projeto busca ir além da exibição de filmes, buscando auxiliar no desenvolvimento social e emocional da comunidade. Através da realização de atividades de psicologia social comunitária, o projeto promove debates e reflexões, sobre os filmes exibidos, possibilitando uma troca de ideias e experiências entre os participantes.

Com a arrecadação e distribuição de alimentos, para famílias vulneráveis da região, o projeto também contribui para a inclusão social e o fortalecimento dos laços comunitários. Ao estimular a participação cidadã e a solidariedade, o projeto engaja a comunidade, em uma causa comum, promovendo a união e a colaboração.

Essa abordagem inclusiva e participativa, do projeto "Cinema na Quebrada", visa transformar o acesso à cultura, em um direito de todos, promovendo o desenvolvimento humano, cultural e social das comunidades atendidas.

ETAPAS DE TRABALHO:

O projeto "Cinema na Quebrada", é desenvolvido em diferentes etapas, a fim de garantir sua organização e sucesso. Abaixo, estão descritas as principais etapas de trabalho:

1. Planejamento: Nesta etapa, é realizada toda a concepção e definição do projeto, incluindo a definição de objetivos, estratégias e metas, a serem alcançadas. São estabelecidos os prazos, recursos necessários, equipe responsável e os critérios de seleção, dos filmes que serão exibidos.

2. Captação de Recursos: É importante buscar recursos financeiros e materiais, para a realização do projeto. Isso pode ser feito através de parcerias com empresas, busca por patrocínios, doações e também por meio de editais e programas de incentivo cultural.

3. Organização da Infraestrutura: Nesta etapa, são feitos todos os preparativos para a realização do evento. Isso inclui a escolha do local adequado, obtenção das autorizações necessárias, montagem da estrutura de projeção (telão, equipamentos de som, iluminação, etc.) e a disponibilização de cadeiras e/ou espaços, para acomodar o público.

4. Seleção e Exibição dos Filmes: São selecionados os filmes, que serão exibidos durante o evento, respeitando critérios como diversidade de gêneros, nacionalidades e temas relevantes para a comunidade. A programação é divulgada antecipadamente, para atrair o público. Durante as exibições, é importante garantir uma boa qualidade de som e imagem, proporcionando uma experiência agradável, aos espectadores.

5. Realização de Atividades Paralelas: Além das exibições de filmes, o projeto pode oferecer atividades paralelas, que agreguem valor à experiência do público. Isso pode incluir debates, palestras, oficinas artísticas, ações de conscientização, entre outras atividades relacionadas ao tema dos filmes, ou de interesse da comunidade.

6. Envolvimento da Comunidade: É essencial garantir a participação e o envolvimento da comunidade. Isso pode ser feito através de reuniões, divulgação local, parcerias com entidades e associações comunitárias, além de incentivar a participação ativa, dos moradores na programação do evento.

7. Avaliação e Aperfeiçoamento: Ao final do projeto, é importante realizar uma avaliação geral, para identificar pontos positivos e aspectos que podem ser aprimorados. Essa avaliação, pode ser feita através de questionários, entrevistas com participantes e equipe, buscando o feedback do público, para o aprimoramento, de futuras edições do projeto.

Essas são algumas, das principais etapas de trabalho, do projeto "Cinema na Quebrada". Cada etapa, requer um planejamento cuidadoso e a dedicação,de uma equipe comprometida, visando proporcionar uma experiência cultural e social, enriquecedora para a comunidade.

FICHA TÉCNICA:

- Produtor Cultural e Direção: Joanderson de Oliveira Miranda

- Coordenação de Marketing: Thais Gois

- Direção de Fotografia: Marcos Henrique William Santana

- Voluntários: Lucas Melo, Genilson Oliveira, Guilherme Nunes

Além dos profissionais mencionados, o projeto "Cinema na Quebrada",pode precisar de outros profissionais, para garantir o seu bom funcionamento e sucesso. Alguns exemplos, de possíveis profissionais são:

1. Coordenador de Logística: Responsável pela organização e coordenação, dos aspectos logísticos do projeto, como transporte de equipamentos, montagem e desmontagem de estrutura, controle de estoque e gerenciamento dos recursos necessários.

2. Programador Visual: Encarregado de criar a identidade visual do projeto, desenvolvendo logotipos, cartazes, banners e outras peças de comunicação visual, para promover o evento e transmitir sua mensagem.

3. Técnico de Som e Iluminação: Profissional, especializado em sistemas de som e iluminação, que irá operar e configurar os equipamentos necessários, para garantir uma boa qualidade de som e iluminação, durante as exibições e atividades paralelas.

4. Assessor de Imprensa: Responsável por realizar a comunicação com a imprensa, divulgando as informações sobre o projeto, buscando parcerias e cobertura midiática, aumentando a visibilidade e o impacto do evento.

5. Apoiadores e Colaboradores: Além dos voluntários mencionados, pode ser necessário contar com uma equipe maior de pessoas engajadas, que possam auxiliar em diversas áreas, como recepção e orientação do público, controle de acesso, organização de atividades paralelas, entre outras tarefas operacionais.

Esses são apenas alguns exemplos, de profissionais que podem ser necessários, para a realização do projeto "Cinema na Quebrada". A composição da equipe,depende do tamanho e das características específicas do projeto, bem como da disponibilidade de recursos humanos e financeiros. É importante contar também, com o apoio de parceiros e voluntários para garantir o sucesso do evento.

Sinopse do projeto "Cinema na Quebrada":

Em um contexto social, marcado pela desigualdade e falta de acesso a diferentes formas de cultura, o projeto "Cinema na Quebrada", surge como uma iniciativa, que visa promover a integração social e proporcionar lazer e cultura à comunidade.

Com periodicidade definida, o projeto oferece sessões de cinema gratuitas, onde são exibidos filmes e vídeos alternativos, que despertam reflexões, ampliam horizontes e permitem o contato com narrativas diversas. Essas exibições, são realizadas em locais estratégicos, das comunidades do Parque Anhanguera e região, proporcionando fácil acesso aos moradores.

Além de promover o entretenimento e a diversão, o projeto tem como propósito, conscientizar os participantes sobre a realidade, de famílias vulneráveis da região. Durante as exibições, é realizado um apelo pela arrecadação de alimentos, incentivando a solidariedade e a participação cidadã. Essas doações, são direcionadas para auxiliar essas famílias, em situação de insegurança alimentar, buscando diminuir os impactos, do cenário socioeconômico desfavorável.

Mais do que apenas assistir a um filme, o cinema se torna uma ferramenta, para a transformação social, para a criação de laços comunitários e para despertar o senso de empatia e solidariedade,entre os participantes. Nas sessões, são propostas atividades participativas e integrativas, como debates e palestras, que visam ampliar a compreensão dos temas abordados nos filmes, estimulando o pensamento crítico e o diálogo construtivo.

O projeto "Cinema na Quebrada", se torna um espaço de encontro e trocas, onde a diversidade de ideias, culturas e histórias, se faz presente. Ao promover o acesso à cultura e ao mesmo tempo, abordar as questões sociais e alimentares, busca-se contribuir, para o desenvolvimento humano, cultural e social das comunidades atendidas.

ROTEIRO:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PRODUTO:

- Estrutura Box Truss

- Telão 120 polegadas

- Projetor led Multi 1800 Lumens

- Caixa ativa 1500 RMS

- Microfone sem fio

- Tenda Gazebo

- Banheiro Químico

ENTRE OUTRAS ESPECIFICAÇÕES: Além das especificações mencionadas, o projeto contará com alimentação para o público, incluindo batata palha, ketchup, mostarda, pães, salsicha, purê de batata, óleo, pipoca, manteiga, embalagens para pipoca, refrigerantes e água. O projeto será realizado, com um público estimado, em aproximadamente 100 pessoas.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 19/11/2023
Código do texto: T7935187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.