Dia da consciência negra

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia 20 de novembro, dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695.

O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, a lei áurea assinada pela Princesa Isabel, que de "redentora" não tinha nada, só foi assinada por causa da pressão da Inglaterra, da igreja católica e dos abolicionistas e mesmo assim, essa lei, que dava liberdade aos negros, não lhes dava direitos civis, nem moradia, nem empregos remunerados, ou se dava emprego, mas com salário extremamente baixo, transformando assim, 700 mil libertos em párias da sociedade.

Sem terem para onde ir, onde morar, como se alimentar , só lhes restava mendigar pelas ruas, onde também não eram aceitos pela população racista.

O jeito foi morar nos morros, único lugar que ainda não tinha dono e ficava bem longe dos grandes centros.

A pós-abolição foi o início de um longo processo de luta dos negros por direitos, dignidade, reconhecimento e inclusão, que até hoje ainda não está concluído.

O racismo ainda permanece em várias camadas da nossa sociedade.

Um país jamais será grande sem igualdade social, sem racismo e sem preconceito.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons" Martin Luther King .