É NÓIS - O Ser Político (IV)

É NÓIS

15/06/2016

O subtítulo podia ser qualquer outro, desde "Ô Meu" até o  "Não vai ter golpe"

Porque este, em sua imensa maioria, é o País da ausência de reflexão, o País do cabresto coronelista, do cabresto da troca de favores, do cabresto que administra a boca e o estômago, o bolso e o banco, se antes pela dentadura, hoje pelos marqueteiros de todas as mídias.

É NÓIS

Que não formamos ainda, e portanto não temos, a consciência política que nos torne uma nação com visão de nação, de futuro, de horizonte.

Esta consciência que, quando brota, quando se apodera, se perde rapidamente no atropelo do trator chamado ego, disfarçado em ideologias e movimentos reivindicatórios que buscam apenas a manutenção de um status absolutamente pessoal. 

É NÓIS 

Que não nos importamos nem um pouco com nossa imagem e proatividade no planeta, nos denegrindo diariamente, e às nossas próprias instituições, quando agimos como crápulas de alcance internacional ou nos dilapidando ou nos achincalhando, golpeando nossa própria face, e dando a dúbia interpretação a uma frase que nos detrata, repetindo "não vai ter golpe". 

É NÓIS

Que temos muito trabalho à frente, trabalho mesmo, de cunho coletivo e necessário, a ser realizado em escolas e hospitais, no entorno de nossas casas.

Mas que preferimos apenas a manifestação de nossos desejos e fragilíssimas convicções em embates virtuais que aos poucos se concretizam em animosidades reais,  deletando a realidade de construções afetivas anteriores.

É NÓIS 

Que apontamos como maus condutores as "mídias golpistas" ou as "mídias alternativas", fechando olhos e ouvidos para o fato de que hoje todas elas têm a mesma força, capaz de nos manter desorientados, enquanto falsamente orientados, para que no auge do jogo nos apresentem seus ipons, que nos derrubarão para um ou outro lado do tatame.

Que nos consomem enquanto consumidores, e nos bestificam

I

Que reforçam o caráter "esquerdista" do jovem e das "minorias", sempre a reagir e reivindicar, os contrapondo ao conservadorismo dos mais velhos, sempre a trazer sua experiência, geralmente  "sedimentada" demais

É NÓIS 

Que assim, e de várias outras formas, conduzidos e acabrestados, somos divididos para servir a dualidade dos votos nas eleições eternas, de políticos eternos, de famílias eternas de políticos eternos

Da indigência eterna de nossa consciência como Nação 

É NÓIS 

NÓIS + ou -

NÓIS ricos ou pobres

NÓIS pretos ou brancos

NÓIS homens ou mulheres

NÓIS do Norte ou do Sul

NÓIS de esquerda ou direita 

NÓIS artistas ou platéia 

É NÓIS 

Palmas pra nós