Projeto A arte, enquanto cura.

Título do Projeto: “A arte, enquanto cura” -

Sob o manto do coletivo de almas criativas, o mesmo nome que ecoa em nosso projeto, psicoterapeutas e artistas se reúnem, doando generosas doses de seus talentos, para colorir a jornada do bem-estar, através da cultura. Uma equipe construída com fios de acolhimento, garantindo que cada ação, seja uma melodia única, envolvendo a todos, em uma dança psicoterapêutica. Estamos prontos, para pintar um mundo, onde prepondere, as cores vibrantes da cura pela arte.

Resumo:

O projeto "A arte, enquanto cura" pretende ser um espaço de encontro e aprendizado, onde a música, a poesia e as discussões sociais se entrelaçarão harmoniosamente. Por meio de saraus lítero-musicais e das oficinas culturais, almejando fortalecer o engajamento da comunidade, a valorização da diversidade cultural e o combate a preconceitos e injustiças sociais.

O projeto tem como objetivo promover o bem-estar emocional, objetivando construir felicidade, por meio das artes e práticas psicoterápics. Através de oficinas, desenvolveremos nos participantes, através do mindfulness discursivo, as competências para a resiliência e otimismo, estimulando o bom humor, a gratidão, a compaixão, a autocompaixão. o perdão e o auto perdão. Buscaremos desenvolver as fortalezas pessoais inatas, em cada um, por intermédio do mindfulness e da expressão artística criativa.

Realizar oficinas de composição que falem sobre os benefícios das artes para a saúde mental, usando rimas, ritmos e melodias que transmitam alegria, esperança e paz. Por exemplo, fazer um refrão como:

A arte é cura. O bálsamo para a dor que a gente sente e estamos sempre à procura. A arte precisa ser a expressão de nossa inteireza, para que assim se faça a beleza.

Realizar também oficinas de poemas, que celebrem e estimulem as fortalezas pessoais que cada um possui, usando metáforas, (“arco-íris após a tempestade”) imagens e linguagem poética que inspirem confiança, autoestima e gratidão. Por exemplo, você pode usar um verso como este: “Sejamos afoitos em nos colocarmos no lugar do outro, é uma coisa boa, ainda que por vezes, doa.”, no mesmo sentido, vai a célebre e sábia frase de Renato Russo:” Compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”

Realizar oficinas de humor, que nos ensine e aos participantes a usar o riso, a ironia e a criatividade, para lidar com os desafios, as frustrações e os conflitos do dia a dia. “Eu me levanto todas as vezes que caio, rápido feito um raio, sem dramas, menos quando caio da cama” Por exemplo, pode-se usar uma piada como esta:

Um homem vai ao médico e diz:

Doutor, eu estou muito triste, eu não tenho ânimo para nada, eu me sinto um fracasso. O médico responde:

Você precisa de uma dose de alegria, de diversão, de arte. Eu tenho a solução para você: vá ao teatro assistir à peça do projeto cultural que está fazendo o maior sucesso. É uma mistura de música, poesia e humor, que vai fazer você se sentir melhor. O homem diz:

Mas doutor, eu sou o diretor desse projeto!

Ao contrário das páginas sociais, como por exemplo o youtube, seja diferente: não derrube, ajude a levantar, faça um sorriso brilhar, seja irreverente.

Todas as atividades musicais, poéticas e de dança, serão precedidas de sessões de mindfulness, propiciando momentos de fluidez interior, propícios ao autocuidado e fortalecimento da autoestima. Propondo-se a despertar nos presentes, as emoções positivas que promovem o crescimento humano, como o bom humor, a empatia, a solidariedade e a conexão afetiva.

Não se condicione em ser triste, persevere nas fórmulas do bem viver, seja a razão, pela qual alguém, no fundo de seu coração, acreditará que a alegria e a bondade ainda existem, começando por você.

Objetivo geral:

Promover o bem-estar emocional por meio das artes, do bom humor, realizando oficinas e espetáculos de música, poesia e dança, para o público em geral e para alunos da sexta-série até o terceiro ano do ensino básico, das escolas no entorno do local do projeto, atendendo cerca de 50 pessoas, a cada apresentação, (duas por mês) durante o período de 10 meses.

Objetivo específico:

Realizar duas oficinas de música, poesia e dança, por mês, com duração de 2 horas cada, para 50 participantes por oficina, em um local da cidade, (CEU, alguma escola pública) entre os meses de fevereiro e dezembro de 2024.

Justificativa.

Meus caros amigos, em tempos tão turbulentos e desafiadores como os que vivemos hoje, projetos que promovam o bem-estar emocional, se fazem mais necessários do que nunca. A ONU e especialistas alertam para uma crise sem precedentes da saúde mental, causada pelo medo, incerteza e sofrimento gerados pelos conflitos armados e pela ameaça nuclear no mundo. Portanto, precisamos oferecer à população, ferramentas concretas para lidar com essa situação, de forma saudável e construtiva.

É nesse sentido que nosso projeto se propõe a atuar, utilizando o poder transformador das artes e da psicologia, para cultivar a resiliência emocional e o bem-estar. Sabemos que técnicas como gratidão, autocompaixão, compaixão, auto perdão, perdão, solidariedade, empatia e autoconhecimento, têm se mostrado eficientes para amenizar o estresse, nos mais variados contextos, de acordo com numerosos estudos clínicos.

Além disso, nossa abordagem inovadora por meio da música, poesia e dança, trará benefícios que vão além do puramente terapêutico. Ao despertarmos o prazer, a criatividade e a conexão

entre os participantes, estaremos construindo nada menos, do que uma comunidade mais compassiva e empática - os tijolos fundamentais, de qualquer sociedade mais justa e pacífica.

Contaremos também, com a colaboração de talentosos estagiários do curso de Psicologia, que trarão energia e entusiasmo juvenil ao nosso trabalho, aprendendo na prática, sobre o poder transformador das artes. Por fim, esse projeto se apresenta, como uma iniciativa ousada e inovadora, capaz de alcançar resultados permanentes, em um momento de angústia global. Com seu apoio, poderemos levar esperança a muitas pessoas.

O projeto "A arte, enquanto cura", busca criar um espaço de expressão artística, no qual, dentre tantas outras atribuições, também promova debates, sobre questões sociais relevantes, na esfera dos direitos humanos,

Pretendemos utilizar algumas das principais técnicas de psicologia positiva, que foram mencionadas nos resultados da pesquisa feita. Algumas delas são:

Auto reforço: consiste em elogiar a si mesmo pelas conquistas e esforços realizados, reconhecendo as próprias qualidades e virtudes, e se recompensando por elas. Essa técnica ajuda a aumentar a autoestima, a autoconfiança e a motivação.

Treinamento em atribuições causais: consiste em modificar a forma como se interpreta as causas dos acontecimentos, evitando atribuir a culpa ou o mérito a fatores externos ou incontroláveis, e assumindo a responsabilidade e o protagonismo pelas próprias ações. Essa técnica ajuda a desenvolver a resiliência, o otimismo e a autonomia

.

Sessões de riso: consistem em realizar atividades que estimulem o humor e a diversão, como assistir a filmes ou vídeos engraçados, contar piadas, fazer caretas, etc. Essa técnica ajuda a liberar endorfinas, reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer os vínculos sociais.

Visualização: consiste em imaginar mentalmente situações positivas, como metas alcançadas, sonhos realizados, momentos felizes, etc. Essa técnica ajuda a criar expectativas positivas, aumentar a confiança, gerar emoções agradáveis e ativar os recursos internos.

Rebater pensamentos negativos sistemáticos: consiste em identificar e questionar os pensamentos negativos que surgem na mente, buscando evidências que os contradigam ou os relativizem, e substituí-los por pensamentos mais racionais e positivos. Essa técnica ajuda a combater a negatividade, a distorção cognitiva e o pessimismo, e a promover o bem pensar.

Técnicas de relaxamento: consistem em realizar exercícios de respiração, meditação, mindfulness, ioga, etc., que ajudem a acalmar o corpo e a mente, reduzindo a tensão muscular, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Essa técnica ajuda a aliviar a ansiedade, a irritabilidade, a insônia e a dor, e a melhorar a concentração, a memória e a criatividade.em gera básico, das escolas no entorno do local do projeto, atendendo cerca de 50 pessoas, dura

Os autores dos livros, nesse texto mecionados, têm opiniões diferentes sobre o humor como terapia, mas todos concordam que ele é um recurso valioso para a saúde.

Bokun, Branco: Ele defende que o humor é uma terapia eficaz para tratar diversos problemas físicos e mentais, como a hipertensão, a insônia, a depressão e a ansiedade. Ele afirma que o humor ajuda a liberar as tensões, a relaxar o corpo e a mente, a aumentar a autoconfiança e a autoestima, a melhorar o humor e a qualidade de vida.

Holder, R: Ele acredita que o riso é o melhor remédio para prevenir e curar as doenças causadas pelo estresse, como as úlceras, as dores de cabeça, as alergias e as infecções. Ele diz que o riso estimula o sistema imunológico, fortalece o coração, melhora a circulação, oxigena o cérebro, alivia a dor e promove a felicidade.

Mahony DL, Burroughs WJ, Lippman LG: Eles consideram que o riso é um fator de saúde que depende da percepção individual e da cultura. Eles mostram que as pessoas de diferentes gerações valorizam diferentes atributos que promovem o riso e a saúde, como o senso de humor, a felicidade, a alegria e a diversão. Eles sugerem que o riso é uma forma de expressão e comunicação que favorece o bem-estar social e emocional.

Moody, Raimond: Ele propõe que o riso é um poder curador que pode transformar a vida das pessoas que sofrem de doenças graves, como o câncer, a AIDS e a esclerose múltipla. Ele relata casos de pacientes que se recuperaram de doenças terminais graças ao riso. Ele explica que o riso ativa a energia vital, a fé, a esperança e a vontade de viver.

Ramírez L: Ele descreve os efeitos somáticos do riso, ou seja, os efeitos que o riso produz no corpo. Ele resume os resultados de vários estudos científicos que comprovam os benefícios do riso para a saúde. Ele discute as implicações clínicas e terapêuticas do riso para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças.

Objetivo geral: Promover o bem-estar emocional

1 Autoestima e Aceitação do Corpo:

Explorar o tema da autoaceitação e a importância da valorização do corpo, utilizando humor, poesia e música para promover uma reflexão positiva e estimular a dignidade pessoal.

Nós não nascemos chorando, lamentando o nosso peso, ou por conta de nossa situação econômica, ou por falta de grana, mas por que raramente, nossa sentimos coesos diante de tantas exigências insanas,.Nós somos condicionados pelas máquinas publicitárias de uma sociedade, a corrermos atrás daquilo que nos dizem ser a felicidade, o que na verdade, é uma falsidade, nessa sociedade tanatológica, que rege o consumo, e nos obriga a estabelecermos um vínculo, entre a nossa autoestima e essas métricas.

2 - Direitos das Mulheres:

A violência, faz-se passar sempre por uma contra violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia. Sartre.

A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.

Sartre.

Abordar questões como igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência doméstica, utilizando a poesia, a música e o teatro para despertar consciência e promover dignidade para todas as mulheres.

Combate à Homofobia e Transfobia:

O amor natural, não tem opção sexual, ele apenas nos acontece, apesar das preces e simplesmente nos entontece. O preconceito homofóbico é colocar o ódio no pódio, disfarçado de mandamento religioso, enquanto um dogma furioso.

Utilizar o humor, a música e a poesia para abordar a importância da aceitação e respeito à diversidade sexual, promovendo a dignidade de pessoas LGBTQ+ e contribuindo para a quebra de preconceitos.

Combate ao Racismo: Quem sofre o preconceito na pele, na luta antirracista, é quem de fato é o protagonista, a luta é nossa e a encrenca é longa e grossa.

Através da música, do teatro e da poesia, explorar a importância de combater o racismo, valorizar a diversidade racial e promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Inclusão de Pessoas com Deficiência:

Dançar com seus pés é muito bom, mas quando dançamos com o fogo no coração aceso, não mais nos sentimos indefesos.

Utilizar o bom humor, a música e o teatro para desconstruir estereótipos, promover a inclusão e valorizar as habilidades e potenciais das pessoas com deficiência, respeitando e incentivando a dignidade humana.

Saúde Mental e Bem-Estar:

“O autocuidado é uma escolha deliberada de presentear-se com pessoas, lugares, coisas, eventos e oportunidades que recarregam nossa bateria pessoal e promovem a saúde integral: corpo, mente e espírito.” — Laurie Buchanan.

Através da poesia, música e do teatro, abordar a importância da saúde mental, combater o estigma e promover um ambiente inclusivo e solidário, reforçando a dignidade e o respeito por todas as pessoas.

Além disso, propõe-se a oferecer oficinas culturais sobre esses temas, ministradas por profissionais de psicologia, sociologia, filosofia e português. O objetivo é fomentar o diálogo, disseminar conhecimento e valorizar a diversidade cultural, fortalecendo laços entre diferentes gerações, gêneros e estilos musicais.

2.1 Música ao vivo: Artistas locais e convidados especiais se apresentarão em um ambiente descontraído e intimista. O palco estará aberto a bandas de rock, artistas de rap e cantores de música sertaneja, permitindo que a noite musical seja um verdadeiro encontro de diferentes sonoridades e experiências. O público terá a oportunidade de apreciar e se conectar com diferentes expressões musicais, promovendo inclusão e reconhecimento.

2.2 Apresentações de Poesia: Ao longo da noite, poetas de variadas vertentes e estilos apresentarão suas composições autorais e declamarão obras de grandes mestres da poesia. O objetivo é destacar a importância dessa forma de expressão artística e estimular a participação do público, pois o sarau será aberto àqueles que desejarem compartilhar seus próprios escritos.

2.3 Discussões Temáticas: Como parte integrante do evento, serão realizadas oficinas culturais conduzidas por psicólogos, professores de sociologia, filosofia e português, abordando temas como feminismo, racismo e direitos LGBTs. As oficinas serão interativas e visarão fornecer conhecimento teórico e ferramentas práticas para lidar com questões sociais relevantes. Com a presença de profissionais especializados, o objetivo é promover uma discussão construtiva, esclarecer dúvidas e incentivar a reflexão crítica.

Público-Alvo: O projeto "Conexões Culturais" visa atingir um público diversificado, com idade a partir dos 16 anos, que tenha interesse em música, poesia e em debater questões sociais. A proposta é atrair tanto jovens que buscam se expressar artisticamente, quanto adultos que desejam conhecer diferentes formas de arte e se aprofundar nas discussões dos temas propostos.

Parcerias: Será estabelecida parceria com instituições de ensino, organizações de defesa dos direitos das minorias e grupos culturais locais. Isso permitirá a troca de conhecimentos, ampliação do público e a colaboração na divulgação do evento e nas oficinas.

Resultados Esperados:

Estimular a reflexão e o diálogo sobre questões sociais por meio da arte e da cultura;

Promover o respeito, a tolerância e a valorização da diversidade;

Proporcionar espaço para artistas emergentes mostrarem seu talento;

Fomentar aprendizado e conhecimento sobre feminismo, racismo e direitos LGBTs através das oficinas culturais;

Criar um ambiente acolhedor e inclusivo, fortalecendo laços comunitários.

Orçamento: O projeto será financiado por meio de patrocínios, parcerias e ingressos vendidos para o sarau. O orçamento incluirá despesas com produção do evento, cachês de artistas, honorários dos profissionais envolvidos, materiais para as oficinas culturais, divulgação e infraestrutura.

.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 26/11/2023
Reeditado em 26/11/2023
Código do texto: T7940557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.