Gratidão e a ciência. Texto simples

O poder da gratidão

Crescendo, a vida me ensinou a importância de ser grato. "Agradeça pelas bençãos, não pelos problemas", foi o que aprendi.

Embora eu não valorizasse completamente na época, aprendi de fato o quão verdadeiro isso é, sendo adulto. Pesquisas científicas, realmente mostraram que há verdadeiros benefícios mentais e físicos, de se praticar a gratidão.

Um estudo, realizado pelo psicólogo Dr. Robert Emmons, encontrou diferença em manter um diário de gratidão. As pessoas que anotaram coisas pelas quais estavam gratas, regularmente, relataram sentir-se mais felizes e saudáveis. Seus exames cerebrais, até se acenderam mais, em áreas relacionadas à recompensa e emoções positivas. É como se a gratidão, pudesse reprogramar nosso cérebro para o otimismo.

Cientistas da Universidade de Indiana, também encontraram que a gratidão, pode elevar os níveis dos neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar, como dopamina e serotonina. Esses desempenham um grande papel, na regulação do humor, redução do estresse e melhora da saúde mental. Não é à toa, que o sentimento de gratidão, nos deixa com o espírito mais leve!

A gratidão também parece acalmar, uma parte do cérebro chamada amígdala, que controla o medo e a ansiedade. Isso pode explicar, por que pessoas gratas, tendem a lidar melhor com desafios. Com a gratidão controlando o estresse, fica mais fácil enxergar a luz à frente, do que ficar preso nas trevas, de nossas preocupações.

Claro, cada um é diferente no que especificamente ajuda. Mas a mensagem geral é clara - ser grato traz benefícios poderosos. Até reservar apenas 5 minutos, por dia, para refletir sobre o que se aprecia, pode fazer diferença. Me ajudou a lidar com altos e baixos da vida, com mais dignidade. Definitivamente, vale a pena se programar, se exercitar nesse sentido.!

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 03/12/2023
Código do texto: T7945953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.