Devaneios do Etério

Você vai morrer um dia, sei que é meio óbvio, mas gostaria de esclarecer como as coisas funcionam.

A morte é parte natural do ciclo de vida, acontece quando o corpo humano ou qualquer organismo deixa de funcionar, seja de forma natural, doença ou outras causas. A ciência ainda busca entender completamente o mecanismo por trás, fatores gerais incluem o cessar da atividade cerebral, a parada do sistema cardiovascular e a interrupção das funções vitais.

O que acontece após a morte é uma questão amplamente debatida e também está ligada a crenças religiosas e filosóficas. Para muitas pessoas, é vista como uma passagem para outas, um estado de existência, seja no contexto religioso ou espiritual. Independente das crenças individuais, é parte inevitável da vida.

Se você está lendo isso, tenho certeza de que esteja vivo e a questão é se você está preparado para morrer? Cada pessoa encontra sua própria resposta para lidar com ela, não há uma única resposta certa. O importante é encontrar maneiras de viver a vida com significado, aceitando a realidade de que em algum momento, todos nós iremos morrer.

O ser humano cada dia mais se afasta da realidade, muitas vezes devido as demandas da vida moderna e a constante busca pelo entretimento instantâneo. Mesmo com essa explosão de distrações, como cinema, jogos, música, pornografia; todas criadas para nos distrair, ainda somos pessoas tristes, infelizes, depressivas e ansiosas. Esses fatores podem levar a uma perca de experiencias verdadeiras: relacionamentos significativos, trabalho, espiritualidade e uma compreensão mais profunda do mundo que nos rodeia.

A busca pela espiritualidade é extremamente valiosa, nos proporciona paz, conexão, resiliência, valores, sentido e propósitos em nossas vidas. Por outro lado, não podemos utilizar como remédio para todos males ou fuga dos nossos problemas. Usar de forma viciosa pode nos fazer enxergar coisas que não são reais ou até levar a uma loucura clínica. A espiritualidade deve ser uma fonte de apoio e conforto, mas não para negar problemas do mundo real.

Remédio para todos os males

O uso de substâncias medicinais ou místicas tem sido associado a experiencias espirituais profundas, insights, ampliação de consciência, bem como tendo benefícios terapêuticos em alguns contextos. Porém é importante considerar o excesso, não devemos desconectar totalmente do mundo físico e viajar entre mundos que as vezes podem existir apenas em nossas mentes. Somos seres feito de matéria, é essencial que permanecemos conscientes, pois é desta forma que moldamos nossas vidas e experiencias.

Ocorrendo a incapacidade de retornar à realidade física, após experiencias espirituais intensas pode ser um sinal que algo está desequilibrado. Essa desconexão prolongada indica questões patológica que requer atenção medica e psicológica. A linha tênue entre o que é de fato “excesso de espiritualidade”, e o que pode ser interpretado como loucura é complexa. Precisamos focar nas coisas que acontecem ao nosso redor e fantasiar menos.

Mediunidade

“Sou médium”, essa expressão se tornou comum, quase um status pessoal. No entanto, é importante lembrar que a mediunidade significa ter capacidade de se comunicar com o mundo espiritual. Algumas pessoas acreditam sinceramente possuir essa habilidade. Mas e quando passa dos limites? Muitas pessoas se aproximam de mim compartilhando experiências de ouvir vozes, ver coisas ou possuir certa sensibilidade mediúnica intensa. Precisamos bloquear isso, geralmente, este individuo está vivendo mais o inferno do que o paraíso”, porque não conseguem lidar com essa situação. Tais experiencias podem afetar significativamente sua vida, sono, bem-estar, trabalho e até a capacidade de se socializar.

Por que temos essa sensibilidade? Seria um dom? Vamos usar para que? A verdade é que todos nós somos médiuns, é uma capacidade natural. Algumas vezes ela se manifesta de um jeito sutil, que nem percebemos, ela pode estar agindo na forma de um pensamento positivo, de uma inspiração na hora de resolver uma dificuldade e até mesmo como sabedoria. Precisamos regular esse fluxo de energia para não recebermos além doque conseguimos suportar.

Problemas de saúde mental, como a depressão e outras patologias, podem ser mal interpretados ou erroneamente atribuídos a questões espirituais ou falta de conexão com deus. Pelo contrário, as vezes é o “excesso”, existem pessoas que focam tanto no mundo espiritual que o físico perde o sentido. Se você está incarnado, precisa estar aqui, com os pés no chão, você tem uma missão esperando para ser cumprida. Tudo é questão de equilíbrio, é preciso trabalhar os três lados: espirito, corpo e mente, para assim criar a perfeita harmonia.

Destaco que a espiritualidade pode ser manifestada em diferentes maneiras, incluindo o cuidado familiar, a valorização da vida, a capacidade de enfrentar desafios, situações difíceis em relacionamentos, etc... Não se limita, apenas, as práticas religiosas, também inclui valores éticos e como vivemos nossas vidas diárias.

A busca por ela é extremamente preciosa, não apenas para o desenvolvimento pessoal, também para a capacidade de criar uma vida positiva, e encontrar forças em momentos difíceis. A espiritualidade oferece significado, é importante que sua expressão seja equilibrada promovendo o bem-estar geral, tanto para pessoa individualmente quanto para aqueles em sua volta.

Dois Polos

Quando se sentimos bem, quantas pessoas lembram de agradecer a Deus? Somos atingidos por uma doença ou alguma adversidade e aí sim lembramos de rezar, pedimos por ajuda divina. Isso reflete a tendencia de valorizar o positivo em momentos negativos.

Infelizmente, em alguns casos, não conseguimos aprender a evoluir por conta própria, sendo necessário algum evento desafiador ou mesmo uma crise para nos motivar a tomar atitudes em nossas vidas. Às vezes, a energia negativa pode ser um impulso para nos recuperarmos, levantar e continuar avançando.

Felizmente, a manifestação de Deus está presente em todos os aspectos da vida, até mesmo nas coisas mais simples, não dependemos exclusivamente de templos para encontrar essa conexão. Podemos reconhecer a presença divina em todos os lugares, por tanto, ao receber essa manifestação completamente em todos os momentos, compreendemos que Deus está ao nosso redor, independente de estarmos num locar religioso específico.

Encontramos sua presença até embaixo de uma pedra, mas não devemos esperar que esteja constantemente sobre nós. Se estivesse todo o tempo intervindo e controlando nossas ações, estaríamos apenas cumprindo sua vontade. No entanto, para evitar essa manipulação divina, ele se mantém em segundo plano, permitindo que tenhamos livre arbítrio. Essa autonomia é o que nos dá a capacidade de fazer escolhas independentes, e é por isso que ele é tão valorizado.

Nas entrelinhas da existência, nos foi concedido a liberdade, para que possamos, por escolha própria, descobrir a beleza em cada parte da vida. A verdadeira conexão transcende quando percebemos que Deus nos presenteia com a liberdade de criar nossa própria história.

Excessos

Em certa ocasião, compartilhei a um amigo certa antiga reflexão de que ter uma mansão com mil quartos, cada um contendo mil camas, não teria sentido se ele fosse atingido por mil doenças em cada uma dessas camas.

Devemos cuidar do nosso corpo e mente, eles mandam sinais para o espírito. Nosso corpo é frequentemente comparado a um templo, porém é importante ressaltar que o jejum ou a privação de sono por exemplo, não necessariamente representam um sinal de avanço espiritual. Reconhecer a importância dessas funções corporais é essencial, até mesmo as atividades cotidianas devem ser agradecidas.

Assim como a fortuna ou riqueza material pode se tornar vazia e insignificante diante da fragilidade da vida, a verdadeira prosperidade reside na harmonia entre o bem-estar físico, mental e emocional. Pois no fim das contas, a verdadeira riqueza é a que sustenta e enriquece todas as dimensões da vida, proporcionando um equilíbrio duradouro e significativo.

Fanatismo

Qual seria a imagem de Deus? A face do homem? Essa talvez seria a resposta mais difícil e complexa, pois abre portas para vidas inteligentes além da que conhecemos. Porém, imagino que a imagem do criador seja força e energia, o tudo... Além. Deus não tem face, nem aspecto corporal. Não tenha arquétipos, imaginar que Deus é homem ou mulher pode ser um engano. Sua compreensão transcende a capacidade de representação visual ou conceitual limitada.

Por isso, não idolatre imagens personificáveis, nem intermediários na terra.

Para muitas pessoas participar de atividades religiosas, como frequentar locais sagrados oferecem vários benefícios: apoio social, desenvolvimento espiritual, reflexão, tranquilidade e valores. Não vejo problema nisso, muito pelo contrário, realmente é algo positivo. O problema é realmente o fanatismo.

Buscar inspiração em outras pessoas pode trazer virtudes e valores admiráveis. No entanto, é importante, diferenciar a apreciação justa e a idolatria cega. A verdadeira conexão com Deus não requer intermediários na terra, pois cada pessoa tem a capacidade intrínseca de buscar a verdade e a bondade diretamente. Idolatrar supostos representantes divinos ofusca a compreensão da verdadeira essência espiritual, pois a divindade não se limita a formas humanas ou instituições terrenas. Em última análise, a caminhada espiritual é uma busca pessoal, uma exploração interna que transcende as figuras externas e nos leva a essência universal que reside em cada ser.

Deus ama pessoas e não religião.

O fim está próximo

O cenário futuro do nosso mundo não se desenha como um apocalipse distante e definitivo, mas sim como um desafio contínuo, onde as crescentes turbulências refletem a escassez da luz que guia a humanidade. Não prevejo um fim repentino, mas sim um caminho tumultuado, pois a falta de compreensão, empatia e colaboração entre as pessoas se torna um obstáculo significativo.

Nesse trajeto, novas doenças podem surgir, conflitos e guerras podem eclodir, e as relações familiares podem ser testadas até o limite.

A ameaça principal não é um evento cataclísmico, e sim a autodestruição resultante de divisões, intolerância e desconfiança entre nós. A luz da compreensão mútua e do respeito deve ser cultivado para dissipar a escuridão. Enquanto a humanidade não buscar soluções pacíficas, abraçar a diversidade e trabalhar coletivamente para superar desafios, o perigo reside na tendencia de nos prejudicarmos antes mesmo de alcançarmos qualquer cenário apocalíptico. A esperança está na capacidade de despertar para a urgência da cooperação, e assim, trazer um equilíbrio essencial para o futuro que se desenha diante de nós.

Nada mata mais o homem do que a sua própria mente.

Ligações

Então, o que nos aproxima e o que nos afasta do Divino? A autoavaliação, reconhecendo nossos erros e acertos, nos aproxima automaticamente. Fazer o bem e buscar conexão espiritual é possível a qualquer momento. Já o que nos afasta são as crenças limitantes, a adoração de um messias inventado e a prática do mal. Além disso, nossas ações desempenham um papel crucial. A humildade, a ausência do ego, a renúncia a arrogância e prepotência, são mais significativas de que qualquer outra coisa.

A estrada em direção a luz é pavimentada pela sinceridade na autoavaliação, onde o reconhecimento dos erros se torna uma ponte para a redenção espiritual. Enquanto fazer o bem são portas sempre abertas, as correntes que nos afastam são forjadas pelas crenças limitantes, a adoração cega e o mal.

Novamente, é nas sutilezas de nossas ações que a verdadeira essência se revela. A humildade, a renúncia do ego, a recusa a arrogância e prepotência tecem nosso próprio tecido da alma, tornando o caminho mais sublime para alcançar a verdadeira comunhão do sagrado

E por fim, apreciaria fazer uma última reflexão.

A morte é certa, mas a hora da morte é incerta, então, entre a LOUCURA e a LUCIDES, SONHAREMOS.

P.H.Petters.

P H Petters
Enviado por P H Petters em 10/12/2023
Código do texto: T7950927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.