Infinito

Chegando ao meu refúgio, na "sala do conhecimento", onde tudo é respondido, me surpreendo com um esclarecimento, que a tudo controverte. O tempo não existe, é uma mera alternativa para nossa narrativa, para nossa visão de evolução.

Se, após a "Criação", nada mais se cria, nada mais se extingue, tudo se transforma. Do pó viemos e ao pó retornaremos. O mesmo pó que compõe a areia das praias, as montanhas, as estrelas do universo.

Tudo o que, na nossa visão, se passou e tudo que está por vir, faz parte da "Criação". Não há tempo, nem movimento sem um propósito já estabelecido. Assim como um átomo, ou um elétron, um quantum ou fóton, nos parecem imóveis na nossa percepção de tempo e as estrelas, as galáxias, nos parecem imutáveis ao longo de nossa breve existência, já está provado que nada está imóvel, tudo se transforma e segue um caminho único...a luz, conforme já provou nossa ciência, são partículas em movimento...estamos tudo e todos juntos, rumo a um destino pré estabelecido. É o universo em um dos seus ciclos de expansão, partindo do infinito, que na visão ainda rasa da ciência seria uma partícula infinitamente minúscula rumo ao infinito infinitamente enorme, o que na nossa visão de espaço, tempo e movimento, nos dá uma dimensão, um entendimento limitados.

Deus, em sua onipresença, onigrandeza e onipotência, a tudo já criou e a tudo contempla...Aquilo que pra nós já se passou e que aprendemos em história, o que se passa nesse exato instante e também aquilo que se passará em milhões, bilhões, infinitos anos.

Não existe ponto, ou reta, ou plano, ou distância, tamanho exatos ou absolutos. Tudo isso são conceitos que criamos para compreendermos e lidarmos com o universo, gerando a nossa ciência. Mas tudo é relativo. Um ponto é infinitamente pequeno. Uma reta é infinitamente distorcida, pela própria curvatura do universo, que também é infinitamente imperfeita na nossa visão limitada. Um tamanho varia à medida que aumentamos ou diminuímos a precisão da medição, ou quão longe ou quão perto estamos daquilo que medimos. Um átomo, por exemplo não teria tamanho, se medirmos com nossos olhos nus, mas sabemos que tem dimensões. Da mesma forma uma galáxia tem seus contornos imprecisos, dada à sua imensa dimensão, mas se observarmos esses contornos com a mesma aproximação que podemos distinguir o tamanho de um átomo, é um contorno infinitamente variável.

Então, nada é absoluto no universo. É infinito.

Somos parte disso tudo, somos igualmente infinitos.

Até onde pode chegar um pensamento, ou a energia de um sentimento...um abraço, uma ofensa, um amor, ou um ódio lançados?