SUPERAÇÃO: Encontrando a Deus em Tempos difíceis

SUPERAÇÃO: Encontrando a Deus em Tempos difíceis

2 Coríntios 4.8-10

INTRODUÇÃO:

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo”.

‭‭(2 Coríntios‬ ‭4‬.8‬-‭10‬ ‭‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Com toda certeza todos estamos expostos a passar por tempos difíceis em nossas vidas! Sim, vivemos no mundo e sabemos que dias difíceis são reais! Hoje, por exemplo, pode estar sendo o dia mais difícil da sua vida ou de alguém próximo de você!

Algumas situações tornam nossos dias difíceis, como:

• Luto;

• Quebra de relacionamentos;

• Desemprego;

• Saúde

Mas dias assim na verdade são dias em que podemos viver os milagres do Alto! Esta afirmação do texto de Paulo já nos leva logo de início a pensar que mesmo vivendo dias difíceis não estamos sozinhos. Somos pressionados, mas não desanimados, ou seja, Jesus está presente.

Uma das artimanhas de Satanás não é só você acreditar nas mentiras dele, mas também olhar para sua dura realidade e achar que isto não tem solução. Vamos ao longo desta mensagem pensar diferente disto. Sim, pode existir uma verdade dura a sua frente, mas nunca será maior que a verdade de Deus para sua vida!

1. FOQUE NAQUILO QUE TE TRAZ ESPERANÇA.

"Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: ― Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos lançados na fornalha em chamas, o Deus a quem servimos pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, sabe, ó rei, que não serviremos aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer“.

(Daniel 3.16-18)

Diante da adversidade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, focaram a fé no livramento que o Senhor poderia lhes dar, e essa fé gerou esperança e ousadia no coração deles.

Dias difíceis não podem tirar sua capacidade de trazer a memória o que dá esperança.

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança”.

Lamentações 3.21

2. VEJA JESUS EM MEIO AO CAOS.

“Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança”.

(Marcos 4.38-39)

As situações desafiadoras da nossa vida muitas vezes nos tiram a capacidade de focar no milagre e nos fazem focar no caos. Os discípulos focaram no caos e se esqueceram que Jesus estava com eles.

Que tal focar no lugar de onde vem seu socorro?

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”.

(Salmos 121.1-2)

3. DECIDA VIVER OS PROCESSOS DE DEUS.

“José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente”.

(Gênesis 50:19-21)

Os processos na vida de José do Egito foram longos, dolorosos, mas essenciais para o seu crescimento. O processo estava gerando fé, amor e esperança no coração de José.

Entre o sonho e a concretização do milagre existe o processo de Deus em nossas vidas.

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo”.

(2 Coríntios‬ ‭4‬.8‬-‭10‬ ‭‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

4. SEJA MOVIDO PELO CÉU E NÃO PELA NECESSIDADE.

“O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’.”

(Mateus 4.3-4)

Uma das estratégias do diabo é fazer com que nos movamos pela necessidade, tirando a possibilidade de viver o sobrenatural em nossas vidas.

A provisão divina sempre chega quando esperamos a resposta do Céu.

“Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram”.

(Mateus 4.11)

CONCLUSÃO

Os momentos de adversidades são momentos no qual a nossa fé está sendo provada, e temos a oportunidade de vivermos a superação em nossas vidas em Deus.

Este momento de provação está gerando algo muito valioso em você.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

(Tiago 1.2-4)

Portanto, para viver a Superação e encontrar Deus em tempos difíceis:

1. Foque naquilo que te traz esperança;

2. Veja Jesus em meio ao caos;

3. Decida viver os processos de Deus;

4. Seja movido pelo céu e não pela necessidade;

O Pastor
Enviado por O Pastor em 14/12/2023
Código do texto: T7954086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.