PALAVRAS QUE GERAM VIDA

PALAVRAS QUE GERAM VIDA

EZEQUIEL 37.1-15

INTRODUÇÃO: As palavras são importantes. Muitas vezes a nossa boca declaram palavras, mas não pensamos no poder que elas podem exercer. Algumas coisas importantes sobre as palavras:

• PALAVRAS SÃO SEMENTES: Muitos frutos que colhemos foram semeados por nossas palavras. As palavras antecipam a sua vitória ou a sua derrota.

“Esta é, pois, a parábola: A semente é a Palavra de Deus”;

(Lucas 8.11)

• PALAVRAS REVELAM O NOSSO CORAÇÃO: As palavras revelam em que tipo de fonte você está conectado. As palavras são a exteriorização do nosso interior. As nossas palavras nos desnudam. As palavras descortinam os nossos pensamentos.

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”.

(Mateus 12.34)

• PALAVRAS TEM PODER: Reconhecendo ou não o poder das palavras, elas continuam guardando em si mesmas a vida ou a morte. Não somos apenas responsáveis pelo que fazemos, mas pelo falamos.

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.

(Provérbios 18.21)

Que tipo de fruto as suas palavras têm gerado? O que as suas palavras têm revelado sobre o seu coração? Como você tem se utilizado do poder das palavras? As suas palavras têm gerado vida ou morte?

O profeta Ezequiel foi levado por Deus para declarar palavras do céu que mudariam uma realidade terrível que o povo de Israel estava passando:

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito Ele me levou a um vale cheio de ossos”.

(Ezequiel 37.1)

Parte do povo hebreu, a tribo de Judá, tinha se tornado vassalo e a primeira onda de exilados foi levada à Babilônia com o príncipe caldeu.

O propósito do livro de Ezequiel é demonstrar à nação exilada que a Glória de Deus não havia sido ameaçada pela captura e destruição de Jerusalém e do Templo, mas que Deus tinha um plano para revelar a Sua Glória e julgar os pecados em Israel e dos povos vizinhos.

Ezequiel foi o instrumento de Deus no exílio para mostrar quão profundo era o pecado de Israel e quão doloroso o tratamento divino precisa ser. O profeta testemunhou aos exilados a melancólica separação entre Israel e a glória divina.

Mesmo diante de um vale de ossos secos, a palavra profética trouxe vida. Sempre há esperança para aqueles que creem.

A PROFECIA RESTAURA A ESPERANÇA DE UM FUTURO GLORIOSO!

1. SEJA MOVIDO PELO ESPÍRITO.

“A Mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito Ele me levou a um vale cheio de ossos”.

(Ezequiel 37.1)

Deixe que o poder de Deus mova você para que em Sua Autoridade você receba o direito de posse do que Ele te prometeu!

Quando Deus está com você, a experiência sempre será de vida e não de morte. O mais importante não é onde você está, mas com quem você está! Quem te chama te sustenta.

2. DECLARE COM A SUA BOCA AS PROFECIAS DE DEUS.

“Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor”.

(Ezequiel 37.3-4)

Deus te pergunta hoje:

• Ainda há esperança para você?

• Ainda é possível realizar algo nessa realidade?

Não destrua com a sua boca aquilo que você construiu com os seus joelhos!

Quantas vezes, você perdeu a chance de conquistar porque não soube o que falar?

Enquanto a sua murmuração transformar dias em anos, a sua fé transforma anos em dias. Entenda a importância daquilo que você fala. Você não está no vale para morrer, mas para profetizar.

3. FOQUE NA PROMESSA E NÃO NA REALIDADE.

“Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida”.

(Ezequiel 37.5)

O que é um vale de ossos?

É um lugar onde não há mais esperança.

Não foque nos ossos, foque na promessa! Os ossos representam o que não aconteceu – os erros, os pecados, as frustrações. Isso não é capaz de te tirar de onde você está!

Olhar a sua realidade sem os olhos da fé é uma mentira!

4. AMPLIE SEU NÍVEL DE DISCERNIMENTO.

E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.

(Ezequiel 37.7)

Você consegue ouvir o som do movimento dos céus sobre a sua realidade?

Deus está juntando cacos, restos do que sobrou, lágrimas derramadas, feridas, ressentimentos e está movendo tudo isso para uma nova estação. Que caminho Deus está abrindo hoje? O que está surgindo no meio do deserto?

5. COLOQUE-SE DE PÉ E PARTA PARA A MISSÃO.

“Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”.

(Ezequiel 37.10)

Quando a sua fraqueza se torna uma dependência, ela se torna a sua maior fortaleza!

Você está pronto para ver o seu local de dor se transformar em um ministério?

Deus te chama hoje para recebê-lo em seu coração, colocar-se de pé e cumprir a missão que Ele preparou para você.

Os mercenários lutam por sua ambição.

O exército luta por uma visão!

Veja como eles estavam sem esperança:

“Então ele me disse: "Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’”.

(Ezequiel 37.11)

Hoje, a sua esperança de que algo bom vai acontecer está mudando:

O seu passado não chega perto do que Deus fará no seu futuro. Será grande!

Pessoas feridas não lutam. Pessoas feridas desistem.

O vale de ossos secos deixou de ser um lugar

de desistência e se tornou um quartel general!

CONCLUSÃO

“Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel”.

(Ezequiel 37.12)

Os túmulos estão abertos! O que você sepultou? O que você já enterrou? Do que você já desistiu?

Deus está abrindo túmulos hoje! Deus está te tirando da desistência e te posicionando no seu destino!

Farei uma aliança de paz com eles; será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Minha morada estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Ezequiel 37.26-27

O Pastor
Enviado por O Pastor em 17/12/2023
Código do texto: T7956021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.