HÁBITOS PARA UMA VIDA SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

HÁBITOS PARA UMA VIDA SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

JEREMIAS 29.11-12 E ROMANOS 12.2

INTRODUÇÃO: Deus tem planos de paz, prosperidade, esperança e futuro para cada um de nós (Jr. 29.11-12). As intenções de Deus a nosso favor são extraordinárias. Você foi criado para se relacionar com Deus e desfrutar da Presença DELE de uma maneira muito intensa. A Vontade de Deus para sua vida é BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA (Rm. 12.2). É necessário um processo de transformação da mente. Portanto é muito importante desenvolvermos novos hábitos para que experimentemos uma vida segundo a Vontade de Deus.

O QUE É UM HÁBITO?

HÁBITO: inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato; forma habitual de ser ou de agir; procedimento repetido que conduz a uma prática.

“A prática mais santa, o mais perto da vida diária e o mais essencial para a vida espiritual, é a prática da presença de Deus, que é encontrar alegria em sua divina companhia e fazer disso um hábito de vida, falando humildemente e conversando amavelmente com Ele em todo tempo, cada momento, sem regra ou restrição, acima de toda a tentação, aflição, aridez e revolta; e até mesmo falta de fé e pecado”.

Brother Lawrence

1. DESENVOLVA A PRÁTICA DEVOCIONAL DIÁRIA.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”.

Salmo 1.2

Separar um tempo diário para oração, leitura devocional da Palavra de Deus e reflexão. Essa prática nos ajuda a aumentar a nossa sensibilidade espiritual e nos dá sabedoria e discernimento espiritual para tomarmos boas decisões. Também nos ajuda a desenvolver maturidade cristã.

A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.

Salmo 119.130

A Bíblia não é um livro qualquer. É a Palavra de Deus!

O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As Palavras que eu disse são espírito e vida.

João 6.63

2. TENHA ALGUÉM PARA QUEM PRESTAR CONTAS

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”.

Tiago 5.16

Não fomos criados para andarmos sozinhos. Relacionamentos saudáveis nos ajudam a crescer em nosso relacionamento com Deus. Andarmos com pessoas mais maduras na fé nos ajuda a aprofundarmos a nossa santificação. Também nos ajuda a pensar melhor, buscar mais a Deus antes de tomar decisões. Uma das principais maneiras do diabo aprisionar uma pessoa é manter oculto os seus pecados. A pessoa vive envergonhada, com medo de ser descoberta, remoendo o seu pecado (Sl. 32.3). Bons discipuladores são essenciais para crescermos nosso relacionamento com Deus.

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Provérbios 27.17

3. FAÇA VOTOS E JEJUNS.

“A Ele orará e Ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos”.

Jó 22.27

“Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

Mateus 17:21

“A prática do jejum está intimamente relacionada com a Palavra de Deus. Se lermos as Escrituras com o devido cuidado, perceberemos que ela foi um instrumento de vitória para líderes no Antigo e no Novo Testamento. Desta maneira, se o registro bíblico é digno de nossa confiança e um princípio a ser seguido, então podemos afirmar que “os vencedores jejuam e os derrotados não”.

(Pr. Mahesh Chavda)

Veja a citação de Tozer sobre a importância dos votos espirituais:

Meu conselho nessa questão é que, se você está realmente preocupado com seu avanço espiritual – a obtenção de novo poder, nova vida, nova alegria e novo reavivamento pessoal dentro de seu coração -, será bom fazer votos e empenhar-se por cumpri-los. Se você falhar, prostre-se em humilhação, arrependa-se e comece novamente, mas sempre leve em consideração os votos feitos. Eles irão ajudar a harmonizar seu coração com os vastos poderes que fluem do trono onde Cristo está assentado, à destra de Deus. O homem carnal rejeita a disciplina de tais compromissos. Ele diz: “Quero ser livre. Não quero ter qualquer voto sobre mim”. Não creio nisso. Isso é legalismo.

A.W. Tozer

Algumas dicas:

• Estabeleça o propósito do voto;

• Defina o tipo de voto;

• Defina o tempo do voto;

• Avise seus familiares antes de começar;

• Compartilhe com o seus discipulador e/ou pastor;

Importante:

• Não desista do voto

• Evite fazer muitos votos ao mesmo tempo

• Nunca deixe de incluir períodos intencionais de orações, neste tempo de votos

4. SEJA FIEL DIZIMISTA E OFERTANTE GENEROSO.

“Como é que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas (...) Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto, diz o Senhor dos Exércitos”.

Malaquias 3.8-11

Existe 3 níveis de “entregar” ao Senhor:

• Dízimos: Resultado: Deus Protege as finanças!

• Ofertas: Resultado: Deus prospera as finanças!

• Ofertas Extravagantes: Resultado: Deus abre novos ciclos de conquistas financeiras. O exponencial é atraído!

Observei que aqueles que chegam ao primeiro nível, geralmente passam para o próximo. Por quê? Porque o dízimo retira a maldição e abre as janelas do céu sobre nós. Portanto, se começarmos a dar o dízimo, é muito provável comecemos a dar ofertas conforme o Senhor nos direcionar. Mas alguns chegarão no nível de oferta extravagante como Davi, ao ofertar para construção do Templo. Na Bíblia esse padrão de oferta não é exceção, na realidade é um padrão que devemos adotar e que sempre será notado por Jesus.

Robert Morris

5. PARTICIPE DE UMA IGREJA (FAMÍLIA ESPIRITUAL)

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Hebreus 10:25

A igreja é a nossa família espiritual, é o ajuntamento dos filhos de Deus. A interação mútua da comunidade cristã é essencial para a prática da vida cristã. A igreja nos ajuda a desenvolver o senso de pertencimento, de fazer parte de algo muito maior. A igreja é um ambiente de encorajamento mútuo, de desenvolvimento dos nossos dons espirituais, de servir às pessoas, de adoração coletiva, de desenvolvermos o altruísmo.

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Atos 2.42-44

A igreja é imprescindível para o crescimento e para o cuidado mútuo

do Corpo porque, realmente, juntos somos melhores!

Pr. Carlito Paes

A IGREJA NÃO É UM LUGAR PARA FREQUENTAR,

A IGREJA É UMA FAMÍLIA PARA PERTENCER

CONCLUSÃO

Para vivermos uma vida segundo a Vontade de Deus é necessário desenvolvermos hábitos espirituais saudáveis:

1. Desenvolva a prática devocional diária;

2. Tenha alguém para quem prestar contas;

3. Faça votos e jejuns;

4. Seja fiel dizimista e ofertante generoso;

5. Participe de uma igreja (família espiritual);

O Pastor
Enviado por O Pastor em 18/12/2023
Código do texto: T7956960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.