Podemos nos considerar racionais?

Ver as guerras na Ucrânia e em Israel não apenas entristece mas também nos leva a fazer uma pergunta: podemos nos considerar racionais? Nós nos gabamos tanto da nossa racionalidade, mas em vez de usá-la para aprender a conviver pacificamente, nós cometemos erros como o de brigar uns com os outros por questões políticas, étnicas, religiosas e tantas outras.

Por acaso alguém vê um animal irracional declarar guerra? Claro que não. Porém nós, além de não sabermos viver em paz fazemos um monte de coisas irracionais como ter preconceito contra outros seres humanos por questões como raça, religião e nível econômico e social. Outra idiotice que fazemos é não cuidar do mundo em que vivemos. Usamos os recursos naturais de maneira irresponsável e, por causa disso, temos visto tragédias como a seca no Amazonas, enchentes, incêndios florestais e terremotos. Deveríamos para de pensar apenas no agora e refletir sobre o impacto que as nossas ações podem causar em um futuro próximo ou distante.

O que mais precisa acontecer para que abramos os olhos, pensemos sobre as nossas atitudes e passemos a agir de maneira mais sensata? Temos de aprender a ser racionais e entender que é necessário que cada um de nós dê o primeiro passo para todos começarem a conviver de forma harmoniosa.