Série: Juntos para Pertencer: 2. O VALOR DE CRESCERMOS JUNTOS

SÉRIE: JUNTOS PARA PERTENCER

2. O VALOR DE CRESCERMOS JUNTOS

Atos 16.22-28

Introdução: Hoje vamos conversar sobre pertencimento. Mas, afinal o que é pertencimento? Em linhas gerais, pertencimento é a conexão gerada entre pessoas que as levam a participar de um todo. É aquela percepção de alguém de ser parte de uma comunidade, de uma igreja, de uma família, de uma empresa, etc. A igreja que consegue criar laços firmes entre as pessoas e suas potencialidades e dons consegue conduzir com mais facilidade em direção a objetivos comuns.

• Quais são os lugares que você se sente fazendo parte?

• Você se sente fazendo parte de nossa igreja? Ou de sua igreja?

O VALOR DE CRESCERMOS JUNTOS

A Palavra de Deus nos incentiva a andarmos juntos como Igreja de Jesus, pois juntos crescemos e amadurecemos espiritualmente, e nos tornamos puros e irrepreensíveis, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual brilhamos como estrelas, retendo firmemente a Palavra da vida. (Fp. 2.15-16). O apóstolo Paulo, autor da Carta aos Filipenses entre outras, sempre fazia referências aos irmãos que cooperavam ao seu lado em favor do Evangelho:

“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida”.

(Filipenses 4:2,3)

Se você não conseguir entender o valor de crescermos juntos dificilmente conseguirá cumprir os propósitos de Deus para a sua vida, pois:

“Se você estiver fazendo algo grande não poderá fazer sozinho, e se fizer sozinho não será grande!”

(Pastor Carlito Paes)

Portanto:

1. SEJA UMA PESSOA AMÁVEL

“Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.”

(Filipenses 4:5)

2. AME E DEMONSTRE SEU AMOR PELOS IRMÃOS

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no SENHOR, ó amados!

(Filipenses 4.1)

3. ORE CONTINUMANTE PELOS IRMÃOS

“Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora”.

(Filipenses 1:3-5)

VENCENDO OS DESAFIOS DE CRESCERMOS JUNTOS

“A cultura deve estar de acordo com a Palavra de Deus, e não o contrário”.

(Pastor Joel Comiskey)

Assim como eu, muitos já passaram por diversas decepções dentro e fora da igreja, e para se proteger de novos desgastes acabam desenvolvendo relacionamentos frios e distantes, e outros cedem ao isolamento e ao egoísmo. Quando isso ocorre nos afastamos da vida abundante que o Senhor preparou para nós. O Plano de Deus para as nossas vidas são desenvolvidos através de relacionamentos dentro e fora da igreja. O Inimigo colocará nas suas mãos todo o material para você construir um muro ao seu redor para que você acabe sozinho e longe do Propósito de Deus para a sua vida. Mas, o Senhor te chama para construir uma ponte entre você e as pessoas que estão ao seu redor.

Portanto:

4. AJUDE OS IRMÃOS A SUPERAREM SUAS DORES

“Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

(Filipenses 4:14-15, 18)

5. PROMOVA A UNIDADE NA FAMÍLIA DA FÉ

“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.”

(Filipenses 4:2)

Para alcançar a unidade é necessário:

“Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.”

(Filipenses 2:2)

6. SEJA INSTRUMENTO DE RECONCILIAÇÃO ENTRE OS IRMÃOS

“Sim, peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”

(Filipenses 4:3,4)

PARA REFLETIR E PRATICAR

“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”.

(Jo. 13.35)

Relacionamentos trazem consigo os seus desafios, mas são através destes que crescemos e amadurecemos na fé. Nos dias de hoje, muitos estão caindo na tentação da “igreja individualizada” no qual consiste em um único indivíduo vivendo em suas próprias “verdades espirituais”. Fuja desse engano, vamos juntos crescermos no amor e no conhecimento de Deus (Fp. 1.9-11)

1. O seu temperamento demonstra o amor de Deus?

2. Você tem demonstrado amor no seu trabalho, família, vizinhança e igreja?

3. Fazem parte das suas orações os seus colegas de trabalho, irmãos da fé, e parentescos?

4. Você está construindo muros ou pontes em seus relacionamentos?

5. Diante das decepções dentro e fora da igreja como está o seu coração?

6. Você é conhecido como pacificador ou como genioso?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 28/12/2023
Código do texto: T7963573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.