Lugar de Fala

O termo "lugar de fala" restringe a fala ao sujeito que passou por alguma experiência. Se negro, ele tem "lugar de fala", pois passou pela opressão; se mulher, ela tem "lugar de fala" porque sabe e vive como mulher: sabe das suas limitações, dos seus desejos, do seu corpo, das suas ideias, etc.

Homem, branco, não pode falar sobre mulher. Em tese, o "lugar de fala", grosseiramente tratado como algo justo, não passa de uma fórmula irracional típica do pensamento pós-moderno.

Para resumir o assunto: um Psicólogo, homem, não pode, nesta lógica, sugerir como uma mulher deve fazer determinadas coisas, num atendimento psicoterapêutico, porque ele, O HOMEM, não tem "lugar de fala".

Parece que os imbecis estão querendo dominar o mundo mesmo!

O "lugar de fala" prioriza o individual sobre o universal. Nega a totalidade, e cria um individual apartado do todo. Portanto, é um pensamento falso - ideológico - que se espraiou de forma normalizada e banalizada na sociedade atual.

Referência Bibliográfica:

Adorno

arrab xela
Enviado por arrab xela em 29/12/2023
Reeditado em 29/12/2023
Código do texto: T7964517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.