Feliz 2024

No alvorecer de um ano cheio de promessas, não permitamos, que elas aconteçam às avessas, o calendário vira sua folha para 2024, um convite, a desenhar novas constelações em nossa existência, sem malemolências. Então, caminha cauteloso, alma abençoada, por entre os caminhos sinuosos das relações humanas e presta atenção, àqueles corações adoecidos por intenções sombrias, cujas ações são tecidas pela lã da duplicidade invejosa e da agonia.

Em tua função de aprendiz na vida, não te deixes ser o instrumento de uma jogadora maliciosa; mantenha distante desses joguetes, a tua alma preciosa.

Mantenha-se distante, daquele jogador que, ao banquete de tuas bondades, se senta com um meio-sorriso, enquanto suas mãos envenenadas pela infelicidade, semeiam espinhos nos jardins da tua generosidade. Sabes que nada disso lhe é preciso. Quanto mais regas a planta da benevolência, da cumplicidade, da fraternidade, da solidariedade no trabalho, mais essas pessoas balançam o chocalho, nunca na madrugada, se embriagaram com o orvalho, não conhecem para a felicidade, esse preciso atalho, assim, essas pessoas acreditam na posse do direito, de colher os bons frutos daquilo que nunca semearam, esse é um grave defeito, transformando o afeto em desdém, a confiança em deboche. O segredo da vida é permitir que em nós, o amor sempre desabroche.

Camarada, celebra a silenciosa canção da gratidão, com encantamento singelo, cuja dança leve sobre os campos da alma, os fertilizará com confiança, alegria e compaixão. Deixa que a língua viperina, que se faz de vítima, falando mal de ti, para, na verdade, esconder o mal que ela tem em si, em sua própria alma, deslize por entre as sombras dos teus passos; de maneira calma, agradece-lhe a melodia amarga pois, em cada nota desafinada, há uma lição, há um trecho de um mapa, para nós nunca percorrermos, com o coração, apenas a asfaltarmos com oração.

Lembre-te, peregrino desse tempo passageiro, que a inveja, esse vento gelado, nada ligeiro, que sopra dos precipícios do egocentrismo, sem lirismo, igual à serpentes, com gorjeios de colibri, sempre se enrolam nas pernas, daqueles que caminham atrás de ti.

Da próxima vez que uma palavra furtiva, abusiva, com fome, buscar acabar com o calor do teu nome, nos corredores das tuas boas ações, exercite a sabedoria, oferte em resposta, a irreverência da ironia: "Em vez de teceres um manto de difamações a meu respeito, ficaria mais perfeito, nessa viagem, se suavizasses os meus músculos cansados, não com a tua maldade, mas com os efeitos terapêuticos de uma massagem".

Não se permita refém da inveja e do ressentimento, de gente que disso se nutre, com bicos de abutre,

A inveja te olha dos pés à cabeça, para que o teu astral bom, não prevaleça, procurando algum defeito, babando igual a um dragão de komodo, depois de te engolir satisfeito, quando acha em você algum defeito.

Todos os temos, isso é o de menos, e a pessoa faz isso, como se ela fosse perfeita, ela acredita que apontar os outros, a enfeita, e por não suportar ninguém herói, só faz aquilo que ao outro desconstrói e com todos comenta. E quando não acha nada, simplesmente, inventa.

E quando se tratar de família, essa orquestra desafinada de amores e dissabores, recorda-te sempre, que como em uma dança de colesterol pelas veias da vida, há aquela/aquele que nos nutre, fazendo aquilo que em algo de bom para nós resulte e aquela/aquele que nos desmerece, nos entorpece, nos envilece.

Escolha sabiamente quais dessas emoções, fluirão em tuas subidas e descidas, pois para saborear a suculência do amor fraterno é fundamental, optar por escolher, aquilo que não te fará mal, e evitar, aquilo que ao invés de te alimentar, irá te arrebentar.

Assim, evitar, tudo aquilo que não seja verdadeiro, no sentido de te fazer o mesmo bem que fazes, desde o primeiro momento, até o momento derradeiro.

Então, que traçes tua trajetória, sob o azul profundo dos teus horizontes em 2024, rumo a vitória, que cada passo, obedeça ao compasso da sabedoria, com magia e rimas ricas na tua existência, com resiliência, fazendo nela poesia, superando com diplomacia, todos os impasses, derramando sempre a esperança, por onde quer que passes.

Felicíssimo Ano Novo, todos os dias.

Cabana.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 31/12/2023
Código do texto: T7965949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.