Devolva a Vida Aos Nossos Rios

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Foi-se o tempo em que, os rios eram tratados com mais RESPEITO...

O Rio Bezerra, assim como os rios do perímetro urbano (os corregos: Quineira, Antônio Alves, Ferrerinha, João Croaldo...), em Campos Belos - GO, já tiveram seus dias de GLÓRIA, e agora amargam um presente agonizante...

Quando garoto e rapaz, frequentei com certa regularidade esses rios do lugar; citado acima. Para nadar, pescar, me divertir; namorar em suas praias, nas noites de luar.

Não demorou tanto e, uma ou duas gerações posteriores à minha, não puderam ter o privilégio que tive: da perfeita interação da vida, nessas límpidas águas, junto à Natureza.

É insano, o que ainda é feito aos rios brasileiros..., no tocante à poluição; provocada por ações antrópicas... algo inimaginável: por se tratar de um líquido sagrado e vital.

Um desrespeito muito grande ainda percebido a esse bem mais precioso que temos (a água).

Arrisco dizer que, infelizmente qualquer curso d'água uma vez passando por perímetros urbanos, nesse Brasil de meu Deus, estão poluídos de alguma maneira... isso é muito triste.

Continuo a repetir por aí que, o maior patrimônio de uma cidade, depois de sua gente, são os seus recursos naturais e em especial às suas águas. — Assim sendo, por que então, poluir os rios?!

Verdade é que, Campos Belos precisa estar mais atento quanto a essas mortes das suas "galinhas dos ovos de ouro" (os seus rios).

Quem mais precisam e consomem água, nos seus processos de produção de riqueza, são a agricultura, a pecuária, a mineração... A indústria.

No tocante ao Rio Bezerra, é possível ser estes consumidores de farta água boa (os responsáveis diretos por seu assoreamento, diminuição da sua vasão e contaminação do seu corpo hídrico por algum contaminante químico?!

Há trabalhos acadêmicos (de domínio público na Internet), de mestrados, de conclusão de graduações apontando nessa direção.

Provavelmente pela falta de práticas sustentáveis de desenvolvimento... que atenda a segurança hídrica da população de homens e bichos é que clamores ecoam dessas comunidades locais, em terem seus rios de volta. Limpo e transparente do jeito que já foram um dia!

Segundo esses mesmos artigos científicos, foi observado, na bacia hidrográfica do Rio Bezerra supressões de matas ciliares (cílios dos rios); criações de rebanhos bovinos; perfurações de poços artesianos; construções de barragens e extrativismo mineral. Dentre outras práticas danosas ao rio, ao Meio Ambiente. — Uma vez ignorados por empreendedores, os princípios da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Por que, usar o bem mais precioso (a água) e reduzi-la a nada, a nenhum prestimo?! devolvendo-a contaminada aos rios. Visto que uma infinidade de outras vidas (aquáticas e terrestre) dependem dela (da água) para tudo: viverem, se reproduzirem...

Um projeto de despoluição (revitalização) levado a sério, indo adiante com sucesso, para salvar tanto o Rio Bezerra (na sua parte afetada), como os demais rios do lugar, seria muito bem-vindo para a cidade!

Estes rios, uma vez bem cuidados, além da qualidade de vida para a sua gente, serviriam como espaços de turismo e lazer, para a população local e de fora (dentre tantos outros benefícios)...

A pergunta que não quer se calar é: quando irão implementar ou, o que está sendo feito de concreto em ações revitalizadoras de nossos rios? a gerar resultados satisfatórios aos nossos corpos hídricos?

Por favor (senhores responsáveis pelos danos ambientais) ou gestores Municipais, devolvam os nossos rios limpos; com boa balneabilidade e desassoreados, como eram desde o princípio!

O Rio Bezerra, que divide os municípios de Campos Belos (GO) e Arraias (TO), como a maior parte dos rios brasileiros continuam a clamar por socorro... Quando irão devolver à vida ao Rio Bezerra e aos demais rios de nossa cidade?!

Como pode, nossos rios, à vida aquática, às comunidades ribeirinhas, a fauna e ave-fauna, à cobertura vegetal, ao seu entorno sofrerem tão duras penas (em iimpacdo e desequilíbrio) dessa maneira?!

Eles (os rios) são as artérias, os vasos e capilares da Terra. — Conduzem e mantêm à vida terrena. E o que recebem do homem, como pagamento, é esse mal?!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Escritor/ Acadêmico Literário - ANELCA & ALB/MG/RMBH

(28:12:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 02/01/2024
Reeditado em 06/01/2024
Código do texto: T7967118
Classificação de conteúdo: seguro