Projeto de Laboratório de Informática, em Ocupação.

.

.

**Projeto Oficinas de Informática para Ocupações**

**1. Introdução:**

O projeto de Oficinas de Informática para Ocupações, visa a capacitar os participantes, com habilidades digitais que são cada vez mais necessárias, em diversos setores do mercado de trabalho. Por meio de aulas práticas e dinâmicas, o projeto busca melhorar as oportunidades de emprego dos participantes e sua eficiência, nas ocupações atuais ou futuras.

**2. Objetivos:**

- Fornecer conhecimento básico e avançado em ferramentas de informática relevantes, para o mercado de trabalho.

- Melhorar as habilidades digitais dos participantes, para aumentar sua empregabilidade.

- Promover a inclusão digital e reduzir o abismo tecnológico.

- Desenvolver a capacidade de resolver problemas, utilizando recursos tecnológicos.

**3. Público-Alvo:**

Crianças e adolescentes, indivíduos em busca de emprego, profissionais que desejam aprimorar suas habilidades digitais, estudantes e pessoas que queiram reciclar seus conhecimentos em informática.

**4. Metodologia:**

- Aulas expositivas, com o uso de multimídia, para apresentar conceitos.

- Atividades práticas em computadores, para aplicação de conhecimentos adquiridos.

- Simulações de cenários reais de trabalho, onde os participantes, precisam empregar as habilidades aprendidas.

- Trabalho em grupo, para promover a colaboração e o aprendizado interpessoal.

- Avaliações periódicas, para monitoramento do progresso dos participantes.

**5. Conteúdos das Oficinas:**

*a. Noções Básicas de Computação:*

- Introdução a sistemas operacionais.

- Noções básicas de hardware e software.

- Navegação e pesquisa eficiente na internet.

- Criação e gerenciamento de email.

*b. Pacote Office e Alternativas Livres:*

- Processamento de texto (Word e Google Docs).

- Planilhas eletrônicas (Excel e Google Sheets).

- Apresentações dinâmicas (PowerPoint e Google Slides).

*c. Segurança e Privacidade na Internet:*

- Noções básicas de segurança digital.

- Proteção de dados pessoais e prevenção contra vírus e malware.

*d. Introdução a Redes e Comunicação:*

- Fundamentos de redes.

- Uso de ferramentas de comunicação, como Slack ou Microsoft Teams.

*e. Ferramentas Específicas de Ocupações:*

- Softwares de contabilidade, para profissionais da área financeira.

- Softwares de edição gráfica, para designers.

- Ferramentas de gestão de projetos, para gerentes.

**6. Estrutura das Oficinas:**

Cada oficina terá a duração de X horas, distribuídas em módulos semanais. O projeto prevê, a realização de um total de Y oficinas, ao longo do ano.

**7. Recursos Necessários:**

- Sala de aula com computadores, equipados com os softwares necessários.

- Projetor multimídia e acesso à internet.

- Material didático de apoio (apostilas, manuais, tutoriais em vídeo).

- Instrutores qualificados, para conduzir as oficinas.

**8. Avaliação do Projeto:**

A avaliação será contínua e baseada na participação dos alunos, conclusão das atividades práticas e resultados das avaliações periódicas.

**9. Orçamento:**

Vou incluir abaixo, uma previsão de custos, abrangendo alguns dos recursos necessários.

**10. Cronograma:**

[Desenvolver um cronograma de implementação do projeto.]

---

Este projeto pode ser ajustado, conforme as necessidades do público-alvo e os recursos da organização que o implementará. Há flexibilidade para adicionar, remover ou adaptar módulos, de acordo com as demandas específicas do mercado local, ou da população a ser atendida.

Para criar um cálculo de orçamento, para atender 20 adolescentes por hora, em oficinas de informática, temos que considerar os seguintes fatores:

1. **Aluguel do Espaço**: Vai depender da região e das instalações. Podendo variar amplamente.

2. **Custo dos Instrutores**: Depende das qualificações dos instrutores e do mercado local.

3. **Custo com Equipamentos**: Computadores, projetores, acesso à internet.

4. **Material Didático**: Apostilas, licenças de softwares, etc.

5. **Utilities**: Eletricidade, internet, manutenção.

6. **Outros custos**: Limpeza, segurança, administração.

Vamos supor os seguintes custos hipotéticos, com base em uma localidade genérica e preços médios de mercados variáveis. Estes são exemplos e não devem ser considerados dados precisos ou atuais:

1. **Aluguel do Espaço**: R$ 500 por mês.

2. **Custo dos Instrutores**: R$ 50 por hora.

3. **Custo com Equipamentos**: (Amortizado) R$ 200 por mês.

4. **Material Didático**: R$ 10 por aluno.

5. **Utilities**: R$ 300 por mês.

6. **Outros custos**: R$ 400 por mês.

Se você tiver uma oficina de uma hora por semana, seriam aproximadamente 4 horas por mês. Calculando um mês de oficinas, seria:

- Aluguel do espaço: R$ 500 / 4 = R$ 125 por oficina

- Custo dos instrutores: R$ 50 x 1 = R$ 50 por oficina

- Custo com equipamentos: R$ 200 / 4 = R$ 50 por oficina

- Material didático: R$ 10 x 20 = R$ 200 por oficina

- Utilities: R$ 300 / 4 = R$ 75 por oficina

- Outros custos: R$ 400 / 4 = R$ 100 por oficina

Somando todos os custos, teríamos um total de R$ 600 para uma hora de oficina para 20 adolescentes. Esse valor é simplificado e serve apenas como uma estimativa. É importante fazer uma pesquisa de mercado detalhada, para obter preços mais precisos e atualizados.

Justificativas para o projeto "Oficinas de Informática para Ocupações":

1. Necessidade de habilidades digitais no mercado de trabalho: Atualmente, as habilidades digitais são cada vez mais necessárias, em quase todas as ocupações. O projeto de oficinas de informática, busca capacitar os participantes, com conhecimentos básicos e avançados, em ferramentas de informática, relevantes para o mercado de trabalho, melhorando suas oportunidades de emprego e aumentando sua eficiência, nas ocupações atuais ou futuras.

2. Inclusão digital e redução do abismo tecnológico: O acesso e o domínio da tecnologia, são fatores essenciais, para a inclusão social e econômica. O projeto, visa promover a inclusão digital, oferecendo a oportunidade de adquirir habilidades digitais, para crianças, adolescentes, indivíduos em busca de emprego, profissionais que desejam aprimorar suas habilidades, estudantes e pessoas, que desejam reciclar seus conhecimentos em informática. Dessa forma, o projeto contribui para reduzir o abismo tecnológico, entre aqueles que têm acesso à tecnologia e aqueles que não têm.

3. Desenvolvimento de habilidades essenciais, para o século XXI: Vivemos em uma era, em constante evolução tecnológica, e a capacidade, de utilizar recursos tecnológicos para resolver problemas, tornou-se uma habilidade fundamental. As oficinas de informática, visam desenvolver a capacidade dos participantes, de resolver problemas, utilizando recursos tecnológicos, oferecendo conhecimentos e práticas, em áreas como sistemas operacionais, navegação na internet, pacote Office, segurança na internet, redes e comunicação, entre outras. Essas habilidades são essenciais para a vida pessoal e profissional, no século XXI, permitindo que os participantes, se adaptem e prosperem, em um mundo cada vez mais digitalizado.

Essas justificativas, destacam a importância do projeto de oficinas de informática, para ocupações, tanto para atender às demandas do mercado, de trabalho, quanto para promover a inclusão digital e desenvolver, habilidades essenciais para o século XXI.

Cabana.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 02/01/2024
Código do texto: T7967247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.