Similia Similibus Curantur

Princípio dos Semelhantes, de Hipócrates (ano 450 a.C.)?

Doses “mínimas”?

Ceticismo sobre a plausibilidade?

Ensaios randomizados controlados por placebo?

Pesquisas laboratoriais relatam efeitos inesperados?

Evidências sobre a eficácia para condições clínicas específicas são escassas?

Necessária melhor investigação, não obstruída pela crença ou descrença no sistema?

Ter a mente aberta sobre o possível valor?

Manter a comunicação com quem a utiliza?

Nenhuma reação nessa diluição funciona, mesmo em experimento controlado?

O que tem ali em questão de reagentes e compostos?

Sempre vai água em tudo?

Nunca foi reportado o mimetismo molecular da água que é a base?
Muitos acreditam, mas não sabem explicar?
Dizer que funcionou não chega a ser um argumento, pois a variabilidade genética é imensa?

A nova fronteira da farmacologia são/serão os fármacos personalizados a determinados grupos genéticos, tipo aspirina tipo A,B,C,D?
Existe mais do que conhecemos?

Novas interações químicas, físicas e biológicas, além do desconhecido mundo ultra-atômico?

Novo acelerador de partículas?

Só vale como ciência e verdade o que se pode ser provado dentros dos mecanismos e aparatos que a ciência hegemônica?

Muita coisa, muitas leis, muitas interações energéticas em que não estamos aptos ainda a descobrir como funcionam, não temos a metodologia pra entender a causa de certas coisas?

Sem misticismo?

Talvez mimetismos?

 

Para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que cause, quando experimentado em indivíduo sadio, os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Exemplo, para o tabagismo Nicotina Mimetizada. Imita a Nicotina, mas não é Nicotina: o componente psicoativo do tabaco, estimula os recetores nicotínicos nos gânglios autónomos dos sistemas nervosos simpático e parassimpático. A nicotina é altamente viciante devido aos seus efeitos no sistema dopaminérgico.

 

"Para cada caso mórbido, um medicamento que produza por si mesmo uma afecção semelhante àquela que ele deve combater, a fim de obter uma cura suave, rápida, certa, duradoura". 

Os semelhantes se curam pelos semelhantes (similia similibus curantur).

Samuel Hahnemann (1755-1843) em 1796.


 

https://www.maisev.com/forum/off-topic/57704-homeopatia-ou-otariopatia-4.html