Reflexão sobre o Machismo e outros "ismos"

O machismo não ataca somente as mulheres, mas dispara ofensas e agressões a todos os que não compactuam com os comportamentos imorais e discriminatórios de seus adeptos.

Da mesma forma, qqr outro comportamento extremista, radical e imoral, agride a todos os outros que não concordam com o tal.

Sempre defendo que ninguém precisa gostar de algo ou um tipo de pessoa (ex.: homem ñ precisa gostar de mulher; negro ñ precisa gostar de branco; japonês ñ precisa gostar de chinês...), mas o respeito é dever de todos, com quem quer que seja.

Esbravejar que gosta de mulheres, mas maltratá-las (agredí-las), é insano. Ao meu ver, é o maior desatino do machismo assumido (ñ me refiro ao machismo ñ intencional, talvez o que chamam de "estrutural", mas tbm deve ser incluído). Travar guerras comportamentais com pessoas de outra nacionalidade ou aparência, só por causa de conflitos de outras épocas/gerações, é insano. Se reunir para formar grupos contra outros grupos não é racional...nos iguala a animais selvagens.

Em épocas remotas passadas, talvez isso tivesse uma explicação, um respaldo (a ignorância), mas hoje ñ, pois temos informação, conhecimento e consciência sobre os erros do passado. Continuar errando é sacramentar a ignorância, mesmo nos formando doutores.

Ao meu ver, todos os modos de discriminação têm a mesma origem ou explicação...o ser humano traz instintos animais e é alimentado por uma sociedade hipócrita que não admite suas mazelas e se esconde através de acusações, rotulações, agrupamentos para mascarar sua verdadeira face e seus "pecados". Isso gera um ciclo vicioso, pois cada indivíduo não aceita as rédeas impostas, procura manter suas convicções, seus "vícios"...e qdo distoa do "socialmente" aceitável, é condenado por iguais que sabem disfarçar suas "iniquidades", tentam punir esses "execráveis" para manter o "equilíbrio" de uma pseudo "moral" e dos "bons costumes".

O mesmo juiz que condena um machista, um homofóbico ou um agressor violento, pode trazer e cultivar os mesmos instintos, preconceitos e comportamentos daquele que condena, se vestindo com uma toga e empunhando um martelo que lhe outorgamos para nos representar, como se fosse imune e isento de "humanidades".

De forma análoga, padres, pastores e outros líderes religiosos, vestidos de suas "fantasias" de "autoridades puras", roubam, praticam sodomia e outras atrocidades.

Os "ismos" são apenas rótulos que criamos para termos em que nos focar, desviando-nos do verdadeiro propósito da igualdade (que hoje rotulamos de "diversidade").