Capítulo 4 Resiliência e força interior.

Capítulo 4: Resiliência e Força Interior

A resiliência é uma capacidade inata em nós, seres humanos, de superar os desafios e dificuldades da vida. Ao longo da história, encontramos inúmeros exemplos de pessoas que, mesmo diante das maiores adversidades, foram capazes de se levantar e seguir em frente.

Neste capítulo, vou compartilhar algumas dessas histórias inspiradoras, para demonstrar o poder da resiliência. Vou também apresentar estratégias práticas, para cultivarmos essa capacidade em nossos dias.

A montanhista Edurne Pasaban, por exemplo, teve seus dois pés congelados, durante uma expedição ao Monte Everest em 2013. Os médicos queriam amputar seus membros, mas ela se recusou. Após 25 cirurgias e uma longa reabilitação, conseguiu voltar a andar e até mesmo retomar a escalada. Sua força de vontade, é um exemplo para nós.

Outra história inspiradora é a de Dick Hoyt, que correu diversas maratonas puxando seu filho Rick, portador de paralisia cerebral, em uma cadeira de rodas. Por décadas, enfrentaram juntos chuvas, neves e calor intensos, apenas para provar que nada é impossível, quando existe amor e determinação.

Já o médico e escritor Viktor Frankl, sobrevivente do Holocausto, perdeu sua família nos campos de concentração nazistas. Apesar da dor e do sofrimento imensurável, encontrou sentido para continuar vivendo: o de transmitir suas experiências ao mundo. Seu livro "Em Busca de Sentido", se tornou um clássico da psicologia positiva.

Agora vou apresentar algumas estratégias, para cultivarmos a resiliência emocional, em nossos dias. Focar nas soluções, e não nos problemas, é essencial. Da mesma forma, é importante termos pessoas de apoio ao nosso lado, com quem possamos compartilhar nossos sentimentos. Praticar atividades que promovam o autocuidado, como exercícios físicos e meditação, também ajuda a fortalecer nossa capacidade de superação. Por fim, devemos ter uma visão positiva de nós mesmos e de nossas habilidades ,para enfrentar qualquer situação. Com fé em nossas capacidades, nada é impossível.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 29/01/2024
Código do texto: T7987634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.