ANO NOVO, VIDA VELHA?

ANO NOVO, VIDA VELHA?

2 Co. 5.17

Introdução:

Nosso Deus é um Deus de propósitos e Ele quer que seu povo também tenha propósitos, alvos e objetivos. É essencial que cada um de nós tenha alvos, pois somos naturalmente acomodados. Se não tivermos alvos a tendência é que deixemos passar os anos sem nada mudar.

Entretanto precisamos passar por uma mudança de mentalidade e acreditar em grandes coisas que Deus quer fazer. O Senhor quer fazer grandes coisas na sua família, no seu trabalho, em nossa igreja, neste bairro. Podemos dizer que:

“Viver o novo é crer que o SENHOR fará o impossível em mim e através de mim”.

Mas, preciso estar pronto para viver essa nova história em minha vida. Muitas pessoas, estão cansadas de viver o velho, estão cansadas de viver uma vida improdutiva. Mas, elas precisam entender que não existe nova vida, ou crescimento sustentável longe de DEUS. Saia de uma vida cômoda e improdutiva, te desafio a viver o novo, a viver os sonhos de DEUS para a sua vida. Vamos juntos?

1. DESAFIA-SE: A BUSCAR AO SENHOR COM TODAS AS SUAS FORÇAS, COM TODA A TUA ALMA E COM TODO O SEU ENTENDIMENTO

É necessário, portanto, tomar a decisão de permanecer em JESUS. É necessário ter contato permanente com a Palavra de DEUS para que ela crie raízes no meu coração, impactando o meu viver, assim como as minhas orações e sonhos.

“Se vocês permanecerem em Mim, e as minhas Palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”.

(João 15.7).

No meu Tempo a Sós com DEUS sou fortalecido, e começo a crer no impossível. Sou fortalecido enquanto me rendo a Vontade o SENHOR e entendo que não vivo mais pelas minhas próprias forças, mas pelas forças do SENHOR.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

(Filipenses 4.13)

2. DESAFIA-SE: A SE LIVRAR DE TUDO O QUE É EMPECILHO EM SUA COMUNHÃO COM DEUS

Precisamos entender que os nossos velhos pensamentos, os nossos complexos, os nossos traumas, enfim os velhos sentimentos, a velha vida precisa ser abandonada. Se livre do velho para viver o novo!

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta”.

(Hebreus 12:1)

Tudo o que é novo gera em nós desconfortos e medos, mas precisamos vence-los para viver uma nova história. Há uma diferença entre conhecer o caminho e andar pelo caminho. Resista ao medo, e ele fugirá de você. Pois, o SENHOR te deu a capacidade de sonhar e de realizar os planos DELE para a sua vida.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

(2 Timóteo 1:7)

Para vivermos uma nova história é necessário santificar-se, isto é, ser totalmente de JESUS. O pecado nos escraviza e nos impede de viver o novo. Se livre das mágoas, dos traumas, das culpas e dos pecados escondidos. Venha andar na luz, venha desfruta da vida abundante.

“Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.

(Josué 3:5)

3. DESAFIA-SE: A ESTABELECER ALVOS E CUMPRIR OBJETIVOS ESPIRITUAIS E PESSOAIS

Na vida precisamos estabelecer alvos pessoas e espirituais, e não somente estabelecer, mas cumprir cada um dos objetivos. Muitos são os sonhadores, mas poucos realizam de fato. Walt Disney disse: “Todos os nossos sonhos podem se tornar realidades se tivermos a coragem de persegui-los”. O pastor Rick Warren disse: “Não desista nas trevas do que DEUS deu a você na luz”

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

(Filipenses 3:13,14)

Enquanto cresço no meu relacionamento com DEUS, o SENHOR me faz ver muito além das minhas forças ou capacidades humanas. Na Presença de DEUS a minha visão é ampliada e os meus sonhos renovados.

‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

(Jeremias 33:3)

Desafia-se a ver uma nova história, em nossa vida pessoal, em nossas famílias, em nosso trabalho, em nossa igreja, em nossa cidade. Agora se veja neste processo, mas não como um expectador, mas como um instrumento poderoso de DEUS.

“Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam”.

(Marcos 16:17-20)

4. DESAFIA-SE A PERSEVERAR EM TODOS OS MOMENTOS

Como é bom sonhar com os frutos. Mas, precisamos entender que os frutos são gerados enquanto perseveramos nos momentos de maior desânimo.

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”.

(Tiago 1:12)

É tempo de darmos CONTINUIDADE naquilo que começamos. Quantos de nós já desistimos de fazer coisas importantes, porque era necessário abandonar a porta larga, isto é, o caminho mais fácil, o jeito mais cômodo. Não demos continuidade porque não perseveramos, preferimos o engano do imediatismo. Mas, para frutificarmos é necessário sermos pacientes e fortalecer o coração:

“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima”.

(Tiago 5:7,8)

Somos chamados a darmos frutos que permaneçam, isto é, somos chamados a frutificarmos sempre. Não somente uma vez, e ficarmos recordando do passado. DEUS tem um novo tempo de colheita e frutificação em sua vida. Arvore saudável da fruto na estação própria.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”.

(Salmos 1:2,3)

Mesmo que neste momento você esteja se vendo como uma arvore sem frutos, e com folhas murchas, não desanime. Você está plantado junto a corrente de águas, portanto não desanime, é tempo de você investir e desenvolver as suas raízes.

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”.

(Gálatas 6:9)

5. DESAFIA-SE A PAGAR O PREÇO DA DISCIPLINA

Disciplina é saber se controlar (domínio próprio). A pessoa disciplinada se dedica na prática das disciplinas espirituais, e foge das satisfações momentâneas e passageiras.

JESUS nos ensina que é essencial sermos disciplinados e constantes em nossos alvos, pois somente assim cumprimos o propósito de DEUS para as nossas vidas. Bata na porta dos céus busque no Senhor, pois a VITÓRIA não está na força e capacidade humana, mas sim em Cristo.

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta”.

(Mateus 7.7).

Se você recebeu um alvo de Deus, pague o preço da disciplina para viver todas as promessas. As nossas vidas são resultados da nossa fé.

“Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

(Gálatas 6:7,8)

Vivemos em tempos de muitos sonhos e propósitos, mas pouca profundidade. Sermos disciplinados espiritualmente nos desafia e nos convoca a sair da superfície e morar nas profundezas. Elas nos convocam a sermos sal e luz em um mundo vazio. E para frutificarmos e termos uma vida de oração poderosa é necessário investir tempo e pagarmos o preço de uma vida disciplinada e constante em DEUS.

CONCLUSÃO:

Eu particularmente gosto de desafios, e comecei esse ano me desafiando em muitas coisas, pois quero crescer em todas as áreas. Mas, sei que para ter um crescimento sustentável é necessário estar firmado na Rocha que é JESUS. A minha fé em JESUS tem que me levar a viver o impossível. Saia de uma vida cômoda e improdutiva, te desafio a viver o novo, a viver os sonhos de DEUS para a sua vida. Vamos juntos?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos...”.

(Hebreus 11.1)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 07/02/2024
Código do texto: T7994032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.