3. UMA NOVA PERSPECTIVA - Série Andando com o Tanque Vazio

3. UMA NOVA PERSPECTIVA - Série Andando com o Tanque Vazio

Mateus 7.24-27

Introdução:

Neste mês de prevenção ao suicídio, estamos estudando uma série de Mensagens chamada: Andando com o Tanque Vazio, em que temos estudado sobre as crises emocionais em uma perspectiva bíblica. O assunto é de extrema relevância, afinal tem crescido assustadoramente o número de casos em nosso país e no mundo. Hoje veremos a importância de termos uma nova perspectiva para que não fiquemos de tanque vazio.

OLHOS ESCUROS OU BRILHANTES?

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”.

(Mateus 6.22-23)

A maneira como vemos o problema costuma ser o problema. Se nossa percepção for ruim, as oportunidades se tornarão aterradoras e os convites terão a aparência de ameaça. O fato é que o ponto onde você está sempre afetará aquilo que você vê.

“Errei mais de 9 mil lances em minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Por 26 vezes, fui o responsável por fazer o arremesso que poderia ganhar a partida e errei. Fracassei muitas e muitas vezes na vida. E é por isso que fui bem-sucedido”.

(Michael Jordan)

Quando não enxergamos bem as coisas, fazemos um convite à depressão, crises de ansiedades, etc. Que pode ser definida como a percepção de incapacidade de construir o próprio futuro.

A vida gira em torno de escolhas. Quando você se livra de tudo aquilo que impede de ter “olhos bons”, cada situação será uma oportunidade de viver, de recomeçar. Escolha a vida. Viver bem deve tornar-se algo intencional.

Mas, por onde recomeço? Quando você não souber aonde ir, volte o seu foco para aquilo que Deus primeiramente o chamou para fazer. Para que Deus o chamou? Qual a responsabilidade ELE cobrará de você no final da vida? Quando as crises emocionais baterem a sua porta, olhe para sua incumbência divina e diga: “Esse é o lugar em que preciso recomeçar”.

Para onde as dificuldades e sofrimentos que você tem enfrentado tem te levado? Se os nossos olhos forem bons, elas nos conduzirão para mais perto de Jesus dia após dia.

Seja intencional em viver bem, não para de sonhar. Talvez você nunca se torne tudo aquilo com o que sonhou, mas você nunca alcançará alguma coisa com a qual não tenha sonhado. Qual escolha você vai fazer?

“Qual a diferença entre um obstáculo e uma oportunidade? Nossa atitude diante deles. Toda oportunidade tem a sua dificuldade, e toda dificuldade apresenta uma oportunidade”.

(pastor J. Sidlow Baxter)

CONSTRUINDO AS NOSSAS VIDAS SOBRE A ROCHA

(Mateus 7.24-27)

A batalha será vencer os hábitos e padrões conscientes que estão profundamente enraizados em nossa alma. É necessário reconhecer os gatilhos que tem contribuído para as crises emocionais e mentais para muda-los. E nesse processo de mudanças. Seja sábio: viva de modo diferente, avance com humildade e prudência, e cuidado com as recaídas.

Para manter o motor funcionando, com o tanque cheio é necessário aprendermos algumas lições, a saber:

1. Não Exagere na Produção

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

(Eclesiastes 3.1)

Temos apenas certa quantidade de tempo por dia e para nos dedicarmos de coração as coisas que realmente importam é necessário revermos a nossa administração de tempo. É necessário respeitarmos os nossos próprios limites de produção, se assim não fizermos andaremos de tanque vazio. Coloque limites em sua produção diária, e quando alcança-los com o coração cheio de paz, respire fundo e deixe essas atividades para amanhã.

2. Administre a Sua Energia

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?

(Isaías 55:2)

Um dos maiores bens que temos não é necessariamente o tempo. É a energia. Todos nós temos uma quantidade finita de energia para investir por dia, e a maneira como investirmos fará toda a diferença. Portanto precisamos investir as nossas energias de maneira estratégia e intencional. Não esqueça que os 5% mais importantes de sua vida precisam de sua energia e tempo. Reveja e invista a sua energia nos lugares certos.

“Ser bem-sucedido no trabalho e fracassado em casa é fugir do problema. Nenhum sucesso no trabalho compensa um fracasso em casa”.

(Howard Hendricks)

Administre bem a sua energia e, nos tempos de desânimo, você ainda terá o suficiente no reservatório para seguir em frente.

3. Descanse Bem

“Venham comigo... E descansem um pouco”

(Marcos 6.31)

O momento de maior vulnerabilidade à depressão e burnout é aquele em que estamos totalmente fatigados e exaustos. Para muitos o momento de pausa os faz sentir culpados, para outros é pecado. Existe uma grande diferença entre descomprometimento e descanso.

“Um homem bem-sucedido é aquele que passou o dia inteiro às margens de um rio e não se sentiu culpado por isso”.

(autor desconhecido)

Deus nos deu o descanso, todavia temos dificuldades em aceitar um presente tão extravagante. O descanso precisa ser uma responsabilidade básica. Ele traz o ritmo de volta à sua vida e uma cadência que a torna sustentável. Sem descanso você andará de tanque vazio.

4. Faça Exercícios e Alimente-se Corretamente

“Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida”.

(Efésios 5.29)

Os exercícios são importantes tanto para a saúde física como para a saúde mental. Um regime equilibrado de atividade física pode ajudar a pessoa a recuperar-se da depressão. Portanto, comece devagar, mas comece: Agora.

Experimente diferentes tipos de atividades físicas até encontrar uma da qual realmente goste. Encontre um amigo para exercitar-se com você, e sempre que puder, tente adicionar um pouco de atividade física a sua rotina diária. Pesquisas demonstram que o exercício físico é um dos melhores aliviadores de tensão e stress.

E alimente-se corretamente, reveja o seu cardápio. Mudanças na dieta podem provocar alterações tanto químicas quanto fisiológicas. Essas mudanças podem melhorar o humor e a condição mental como um todo.

5. Lute por Sua Família

“Não tenha medo deles. Lembre-se que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas”

(Neemias 4.14)

Alguém disse certa vez que o lugar mais escuro de qualquer farol sempre é a sua base. O mesmo pode ser dito em relação a família. Mas, se parte dos meus 5% mais importantes da minha vida é a minha família, vou lutar por ela.

Nossa cultura moderna e nossas normas sociais forçam um deslize relacional. Sempre haverá aqueles que tentarão tomar decisões por você e que julgarão o seu estilo de vida.

Entretanto, lute por sua família. Se você deixar de construir a base de sua casa, não terá aonde ir quando seus dias de trabalho terminarem. Pessoas demais já sacrificaram a harmonia conjugal e a família no altar do sucesso. Não vale a pena. Manter relacionamentos saudáveis dentro de minha família é um trabalho de tempo integral. Não há descanso, mas vale a pena.

6. Recarregue Diariamente

“O amor do Senhor não tem fim!. Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é a sua fidelidade; Suas misericórdias se renovam cada manhã”

(Lamentações 3:22,23)

Não há recarga como a recarga do Espírito de Deus, nada se compara aos momentos na Presença de Deus. Todos os dias, o meu objetivo é deixar que a Palavra de Deus sonde o meu coração e me transforme.

E nesse processo o Espírito Santo enche o meu tanque e torno-me capaz de reservar tempo e energia adequados para a minha família, ministério e chamado. Quando busco em primeiro lugar o Reino de Deus as demais coisas são reorganizadas em minha vida.

Na Presença de Deus posso recomeçar a cada manhã. Novos recomeços me permitem uma nova oportunidade. Quantas vezes, esvaziei o meu tanque me lamentando por erros do passado. Mas, aprendi a confessar os meus pecados e receber uma nova oportunidade para fazer de novo e melhor.

“Todo amanhã tem duas alças. Podemos segurá-lo com a alça da ansiedade ou com a alça da fé”.

(Henry Ward Beecher)

MATEUS 7.24-27

Onde Temos Alicerçados a nossa Casa:

• Na areia: viver conforme a natureza humana, e ser influenciado pelo mundo e pelos espíritos malignos (Ef. 2.1-3

• Na Rocha: negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Jesus (Lc. 9.23)

Consequências de Construir a Casa sobre a Areia:

• Quando vierem os maus tempos ficaremos sozinhos e desabrigados;

• A nossa tolice ficará evidente, e ficaremos envergonhados;

Alicerçamos a nossa Casa sobre a Rocha:

• Quando ouvimos as Palavras de Jesus;

• Quando praticamos os ensinos de Jesus;

Benefícios de Construir a Casa sobre a Rocha:

• Quando vierem os tempos maus não ficaremos desabrigados;

• Vencemos as tempestades, e ficamos mais fortes;

PARA REFLETIR E AGIR

Hoje fomos chamados a refletir sobre uma nova perspectiva de vida, portanto:

• Como anda a sua forma de enxergar a vida: Escura ou Brilhante?

• Quais limites que você precisa colocar para não exagerar na produção?

• Você tem usado sua energia e tempo no que realmente importa?

• Você tem lutado por sua família?

• Você tem conseguido recarregar diariamente?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 13/02/2024
Código do texto: T7998252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.