4. UMA VIDA INTENCIONAL - Série Andando com o Tanque Vazio

4. UMA VIDA INTENCIONAL - Série Andando com o Tanque Vazio

Lucas 24.13-35

Introdução:

Nos últimos domingos estudamos sobre a importância de não andarmos com o Tanque Vazio. E hoje chegamos ao último estudo da série ANDANDO COM O TANQUE VAZIO. E aprenderemos a importância de UMA VIDA INTENCIONAL para que não fiquemos de tanque vazio.

PINTE O SEU FUTURO DESEJÁVEL

“Em vista disso tudo, estamos fazendo um acordo, por escrito, e assinado por nossos líderes, nossos levitas, nossos sacerdotes... O restante do povo... Agora se une a seus irmãos, os nobres, e se obrigam... A obedecer fielmente a todos os mandamentos, ordenanças e decretos do SENHOR, o nosso Senhor”.

(Neemias 9.38; 10.28-29)

Conforme o relato maravilhoso no Livro de Neemias, todo o povo se reuniu e fizeram uma aliança em que todos os nobres, os anciãos e lideres assinaram. Essa aliança estabeleceria sua trajetória rumo a um futuro desejável no qual Deus seria seu guia. Isso foi feito depois deles terem passado o dia inteiro na Presença do Senhor.

Então com clareza na mente, eles escrevem os padrões dessa aliança, para que pudessem obedece-la. E nós também precisamos pintar o nosso futuro desejável.

Responda às seguintes perguntas fundamentais:

• Como você quer ser visto daqui a dez anos?

• Em que você quer ser bom ou pelo que você quer ser conhecido?

• Que tipo de personalidade você deseja ter?

• Como você quer que sua família seja?

Quanto mais claramente você identificar seu alvo, mas apto estará para atingi-lo. E para facilitar essa clareza é necessário:

• Compromisso

Compromissos com um futuro desejável não são estabelecidos por acaso. São firmados intencionalmente nos momentos em que se está pensando com clareza e quando se está perto de Deus.

• Referência

Quando houver mudança de emoções à maneira pela qual devemos viver e conduzir, a referência nos ajuda a agir de acordo com os padrões estabelecidos.

• Escreva

Anote por escrito a imagem de seu futuro desejável e a melhor forma de alcança-la. Você precisa fazer isso por escrito. O que não estiver por escrito se diluirá em boas intenções – rasas e substituíveis por mudanças de humor e momentos impetuosos. Uma vida vivida sobre essas bases será cheia de insegurança, ambivalência e indecisões. Escreva como serão os seus relacionamentos prioritários e como eles deverão manter-se saudáveis independente do que aconteça.

CORRENDO COM ESPERANÇA

“Porque Sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

(Jeremias 29.11)

Esperança é a energia sustentadora necessária para realizar outras duas coisas: Amar a Deus e amar o próximo. Sem esperança você terá o conhecimento delas, mas não a energia para fazer alguma coisa em relação a elas.

“A maioria das coisas importantes do mundo foi realizada por pessoas que continuaram tentando quando aparentemente não havia mais esperança”.

(Dale Carnegie)

Existe uma grande esperança para toda a pessoa que já experimentou o que significa andar de tanque vazio. Em algum ponto do processo de cura é necessário ancorar a sua alma na esperança – esperança de voltar a plenitude, esperança de ter um casamento maravilhoso, esperança de ter uma família saudável.

Servimos a um Deus que nunca nos desaponta quando corremos na confiança de sua fidelidade. ELE nos dá uma esperança que não nos decepciona (Rm. 5.5). Quando corremos tendo em mente as suas promessas não nos cansaremos.

ENCONTRE UM COACH DE VIDA

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

(Tiago 1:17)

• Profissionais da Saúde

Pode haver momentos em que será necessária alguma ajuda para encontrar essa imagem do futuro desejável. Talvez você precise de ajuda enquanto ser cura e se recalibra. Encontrar um coach de vida pode aumentar suas chances no processo de cura das doenças emocionais e psíquicas.

Esses consultores certificados, quer seja um psicólogo, um psiquiatra, um terapeuta, etc. estão aptos para ajudar nesses momentos. Precisamos entender, que tudo o que é bom vem do Senhor, e esses profissionais são instrumentos de Deus.

• Amigos Cristãos

Encontrar um amigo cristão sábio capaz de ouvir é obrigatório. Um amigo pode ajuda-lo a navegar por essa temporada e calibrar sua bússola com precisão. Não cometa o erro de achar que você é autossuficiente. É Deus quem conforta o deprimido, mas as vezes Ele usa pessoas para entregar esse conforto. Os amigos são presentes de Deus para nós.

“Amigo é aquela pessoa sobre quem você pode derramar o conteúdo do seu coração, com palha e grãos, ciente de que a mais gentil das mãos vai peneirar tudo, manter o que vale a pena ser mantido e, com um sopro de bondade, jogar o resto fora”.

Cuidado:

A própria natureza do processo de cura exigirá que você revele seus sentimentos e sua dor interna. Apenas certifique-se de que seu amigo solidário não se torne uma atração fatal. Preste atenção a esta norma simples: Rapazes com rapazes e moças com moças.

• Palavra de Deus

Todo erro, toda cilada e toda decisão ruim que podemos vir a tomar já foi tomada e está registrada em alguma pagina do Antigo ou Novo Testamento. Os princípios e as respostas estão claramente expostos nas páginas da Bíblia. Lembre-se antes de você alguém na Bíblia já passou por tudo o que você tem passado. Tudo o que precisamos para sermos curados se encontram na Palavra de Deus.

TRÊS RUMOS PARA VIDA – ESCOLHA UM

• Uma Vida de Reação

Com esse paradigma, caminhos penosamente numa direção até que algo nos force a seguir por outro rumo. É um modo de vida desorientador e as vezes penoso, mas a maioria das pessoas optou por ele, na maior parte das vezes por pura omissão.

• Uma Vida de Conformidade

Com essa mentalidade vivemos de acordo com a visão da multidão. Flutuamos conforme a corrente da opinião popular. Aquilo que os outros pensam definem o que fazemos. Mas, lembre-se: “A coisa mais fácil do mundo é ser você. A mais difícil é ser o que outra pessoa quer que você seja. Não deixe que o coloquem nessa posição”.

• Uma Vida de Intencionalidade

Uma vida de intencionalidade é a vida reestruturada, é a vida com propósitos. Para vivermos bem precisamos ser intencionais. Casamentos saudáveis exigem intencionalidade e investimento planejado. O mesmo acontece com a família, ministério, fé, e saúde emocional. Se você optar por vencer, terá alcançado a metade da vitória. Se não optar, terá obtido metade da derrota.

UMA VIDA INTENCIONAL

“Escolha viver a vida de propósito, amar intencionalmente e planejar para que isso aconteça”.

(pastor Wayne Cordeiro)

Viver uma vida intencional inclui monitoramento e avaliação constantes. A desordem, ou um declínio gradual de volta a um estilo de vida medíocre definido por habito ou reação é natural. Todos nós experimentaremos fadiga a não ser que separemos um tempo para descansar e nos realinhar com Deus e seu projeto original.

A vida intencional nos conduz ao equilíbrio: “Equilíbrio é desfrutar a vida, gostar de trabalhar, passar o tempo com a família e com os amigos, manter-se saudável, brincar, conservar a espiritualidade e servir a Deus e a comunidade”.

Faça uma agenda de vida mensal para viver de maneira intencional. Essa agenda nos ajuda a monitorar o que é mais importante. Quando os itens inegociáveis estão alinhados, o restante se encaixa naturalmente.

Uma ferramenta importante para nos manter com o tanque cheio e nos ajuda a viver uma vida intencional é o painel com os 12 mostradores, no qual coloco itens importantes que precisam ser monitorados para que não andemos de tanque vazio.

Nessa monitoração periódica é necessário avaliar e dar uma nota de zero a dez a cada um dos itens:

1. Relacionamento com Deus

2. Vida Conjugal

3. Vida Familiar

4. Vida Profissional

5. Vida Ministerial

6. Vida Financeira

7. Vida Social

8. Atitudes e Temperamentos

9. Projetos pessoais

10. Vida Física

11. Estudos e Leitura

12. Hobbies

LUCAS 24.13-35

Em Tempos Difíceis:

• É de suma importância: Caminhar com um amigo cristão (v. 13-14);

• É de suma importância: Que Jesus faça parte da conversa (v. 15);

Por que Caminhar com Outro Cristão nesses Tempos Difíceis:

• Por que as vezes, não conseguimos enxergar Jesus, pois o nosso coração está entristecido (v. 16-17);

• Por que as vezes, precisamos parar e realinhar os nossos pensamentos e sentimentos (v. 18-24);

Benefícios de Caminhar com Outro Cristão:

• Outro cristão nos ajudar a ver e entender o que sozinhos não conseguimos (v. 25-28);

• Outro cristão nos ajudar no processo de ter o coração voltando a arder por Deus e pela vida (v. 32)

Com o Coração Cheio de Vida:

• Voltamos para o caminho da vida (v. 33);

• Compartilhamos histórias e experiências de vida (v. 34-35);

PARA REFLETIR E AGIR

• Está disposto a pintar um quadro de seu futuro desejável? Que dia da semana você vai colocar essas ideias no papel?

• Falamos sobre a importância de termos um coach da vida. Qual coach é necessário nesse momento em sua vida? Um psicólogo ou outro profissional da saúde? Um amigo cristão?

• Qual estilo de vida que representa a sua vida no momento? Uma vida de reação? Uma vida de conformidade? Ou uma vida de intencionalidade?

• Está disposto a colocar no papel os 12 mostradores? Qual a sua avaliação para cada um dos mostradores?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 14/02/2024
Código do texto: T7998968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.