Elos quebrados

A vida tem um ciclo muito delicado, muitas vezes complicado.

Hoje estamos rodeados de pessoas que convivemos diariamente por anos e anos, pessoas que fazem parte do nosso cotidiano, tanto no trabalho, como nas festas, escola, faculdade e reuniões sociais. Pessoas ao qual sempre acreditamos que teriam um vínculo eterno, que seriam próximos por toda a vida, pois a reciprocidade, a empatia, respeito e amizade são elos muitos fortes.

Mas nem sempre é assim, nem sempre o elo é inquebrável. A vida muda seu ciclo constantemente e cada um como indivíduo tem seus anseios, suas ambições, suas vontades, desejos e opções que sobrepõe a qualquer outra coisa em suas vidas.

Sim é estranho, muito estranho uma pessoa ao qual você conviveu por anos e até décadas, que estava sempre ao seu alcance, simplesmente passar por você e fingir que nunca te viu, ou simplesmente esboçar um sorriso forçado um oi que custa a sair pelos lábios e não precisou de brigas, de discussões, de inimizade para que isso tenha acontecido, simplesmente esse ele se quebrou para um lado, o motivo nem sempre é aparente, mas a ação é extremamente dolorosa.

Existem fatores cruciais para que isso acontece, muitas vezes é aparente ou eminente como conflitos de interesses, pois cada um trilhou um caminho diferente, fez escolhas e muitas das vezes, essas escolhas não são bem vistas pelo outro, pode acontecer da pessoa se reservar por algum motivo, que seja ele amoroso, religioso, emocional e não querer mais o convívio de certas pessoas para não “manchar” sua imagem ou induzir a outro caminho. Existem também aquelas pessoas que adquiriram ao longo de suas vidas uma condição vida melhor, conseguiram sucesso, dinheiro e até mesmo a fama e se afastam, esquecem de todos que estiveram do seu lado nesta jornada; isso já é a máxima do egoísmo e mesquinharia!

Ciclos se fecham e ciclos se abrem. Com o tempo a gente aprende que é normal, ou pelo menos se acostuma com essa quebra de elo, que vira uma constante em toda nossa jornada na terra. O mais importante mesmo é se manter fiel, honesto e respeitoso em tudo que fizer quanto o elo ainda é inteiro, e ser uma pessoa amorosa, íntegra e não ter medo de dizer sempre o que pensa. A sinceridade é o melhor caminho para quem escolhe viver em sociedade e ter amizades, companhias, parceiros, cônjuge... Existe um tempo para tudo nesta vida,: Tempo de amar, tempo de sofrer, tempo de plantar, tempo de colher, tempo de se edificar e escolher os seus propósitos para seu futuro.

Mas na contramão de tudo isso, existem também aquelas amizades, parcerias, amores e vínculos que são eternos, nada e nem ninguém é capaz de quebrar, que não precisam estar sempre perto um do outro, ou se vendo , conversando com frequência para saber o quão importante essa relação é para a gente, o quanto há respeito, carinho, amor e dedicação nesse vínculo. Pode se passar anos e anos sem se verem ou se falar, mas quando se encontram, é como se tivessem se visto no dia interior, a conversa é boa, os sorrisos são sinceros e o gestos são verdadeiros.

A vida é feita de escolhas e cada um escolhe o que é melhor para ele. Nem sempre é a melhor escolha, mas é o seu desejo, então devemos respeitar e se não for bom para a gente, o melhor mesmo é deixar ir embora, se esvair, esquecer... Nem sempre é fácil, mas é necessário, infelizmente.