Extrema direita e teoria do domínio

A análise da influência política de figuras e ideologias específicas, requer uma compreensão das complexidades subjacentes, que moldam as crenças e comportamentos dos indivíduos.

No cerne dessa discussão, encontra-se a ideologia de extrema direita, apontada como uma força motriz, que valoriza a elite, em detrimento da dignidade e dos direitos da maior parte da população.

Intrigantemente, essa ideologia tem encontrado ressonância em segmentos da população que, apesar de não pertencerem a essa elite, apoiam e reverberam seus princípios e objetivos.

Essa adesão pode ser interpretada como uma manifestação do “espírito de vassalo”, uma tendência ancestral, de se alinhar e servir a uma estrutura de poder dominante, mesmo quando isso, contraria os próprios interesses ou valores fundamentais.

O papel das construções teológicas, nessa dinâmica, é particularmente notável. Muitas vezes, as doutrinas religiosas são cooptadas ou reinterpretadas, para proporcionar uma base moral, que legitime certas ideologias ou práticas políticas.

Um exemplo claro dessa cooptação, é a transição do enfoque do cristianismo — centrado nos ensinamentos de amor, compaixão e desapego material personificados por Cristo — para uma ênfase na figura de Davi, um rei bíblico conhecido por seus feitos como guerreiro, além de desrespeitos aos cânones religiosos cristãos como, adultério e assassinato.(Davi, mandou o marido de Bathseba, (com quem adulterou, para a frente de batalha, para morrer)

Esse deslocamento teológico, não é meramente acadêmico ou doutrinário; ele tem implicações práticas profundas.

Ao invocar a figura de Davi, líderes religiosos como Silas Malafaia, Edir Macedo e R.R. Soares e outros, não apenas reinterpretam o cristianismo, de forma a priorizar o poder e a conquista, mas também moldam a mentalidade de seus seguidores, para aceitar e apoiar um sistema, que favorece a acumulação de riqueza e poder, frequentemente, às custas das camadas mais pobres da população.

Essa transição teológica, justifica e encoraja uma forma de cristianismo, que é radicalmente diferente da sua concepção original, baseada no amor e na igualdade.

Essa reinterpretação doutrinária, serve a múltiplos propósitos. Em primeiro lugar, ela fornece uma justificativa divina, para a desigualdade e exploração, o que pode acalmar, possíveis sentimentos de culpa entre os ricos e poderosos.

Além disso, ao promover uma figura bíblica complexa e falível como modelo, esses líderes religiosos abrem espaço, para justificar seus próprios comportamentos e práticas questionáveis. Ao fazer isso, não apenas consolidam seu próprio poder e riqueza, como também promovem uma visão de mundo, que favorece a estratificação social e o domínio das elites.

Portanto, o que testemunhamos é um fenômeno multifacetado, onde ideologias políticas de extrema direita, se entrelaçam, com interpretações teológicas específicas, para criar um ambiente, onde a submissão aos poderosos é vista como virtuosa, ou até divinamente ordenada.

Essa dinâmica explica, em parte, por que indivíduos que não se beneficiam desse sistema, ainda podem defender fervorosamente os líderes e as políticas, que perpetuam sua própria marginalização. O desafio, então, é desvendar essas camadas de influência e questionar as bases, sobre as quais repousam tais ideologias e práticas, a fim de promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 26/02/2024
Código do texto: T8007485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.