O DIA SÓ TERMINA QUANDO ACABA

Eu tenho a seguinte teoria: a impressão final do dia é a que fica, seja ele bom ou ruim. Pode ter sido maravilhoso pela manhã, mas se houver algum infortúnio à noite, a impressão será negativa. O contrário também é verdade; se começou mal, mas termina bem, a impressão será positiva. Essa ideia converge com filósofos que pensam no sujeito como um ser de energia, como Nietzsche e Espinosa. Por exemplo, quando recebemos afetos positivos, como uma boa notícia, sentimos nossa energia aumentar e nos sentimos felizes. Se o afeto é negativo, sentimos nossa energia diminuir, conhecido na teoria dos afetos de Espinosa como tristeza.

 

Todo esse preâmbulo é para dizer que meu dia vinha sendo maravilhoso, e por conta de um comentário que recebi, acabou com meu dia, e o balanço final será negativo. O teor da mensagem me faz questionar até o caráter da pessoa que mandou e o que ela ganha efetivamente com isso. Será que ela pensa ser uma pessoa mais evoluída? Vai ver é mesmo. De todo modo, não me abala. Pode não parecer, mas eu confio muito em mim mesmo.

 

Às vezes, me questiono se todos esses livros que já li e os filmes que já assisti um dia me servirão de alguma coisa. Acredito que sim. Como diz Leminski, 'isso de se querer exatamente aquilo que se é, ainda vai nos levar além'. Tenho certeza de que a pessoa que tiver a oportunidade de me ter como companheiro será muito feliz!

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 29/02/2024
Reeditado em 01/03/2024
Código do texto: T8010118
Classificação de conteúdo: seguro