A Nobre Arte do Elogio

Desaprendemos a arte e a beleza de elogiar as pessoas. Parece que o ser humano está tão envolto em si mesmo que esquece de olhar para o outro. Elogiar requer um olhar para a alteridade. Não suportamos a imagem de alguém mais bonito, mais inteligente, mais bem-sucedido do que nós. Quando encontramos essa pessoa, em vez de nos espelharmos nela e elogiá-la, pelo contrário, ficamos ressentidos. Vivemos a era do ressentimento. Elogiar é reconhecer no outro algo bom para nós mesmos. É incrível que, mesmo elogiando, às vezes, ele passe despercebido.

 

Aconteceu um fato cômico comigo hoje. Fui comentar um texto do excêntrico autor aqui do recanto, Sirmariohonorario, com esse título nobre, e que postou sua conta bancária para que façamos depósitos para que ele continue a escrever. Avaliando o perfil dele, bem que seus escritos valham muito dinheiro mesmo. No entanto, fiz um comentário de brincadeira dizendo para ele trabalhar que seria melhor. Engraçado que quando elogiamos alguém, a pessoa nem se dá o trabalho de nos ler de volta. Mas quando fiz essa ofensa, Sirmariohonorário fez questão de invadir minha página para me depreciar, chamando-me de vagabundo e outros nomes. Como ele apagou meu comentário e me bloqueou, eu também apaguei os dele. Se ele tivesse mantido o meu, eu deixaria, mesmo me ofendendo.

 

Mas é engraçado que já elogiei inúmeros autores do recanto e quase nunca tive a mesma reciprocidade. Mas o elogio deve ser sincero, sem esperar nada em troca.

 

Fica a reflexão de que às vezes não elogiamos porque não suportamos a imagem de alguém que seja melhor do que a gente. O elogio, pelo contrário, denota confiança em si mesmo e como você está bem resolvido consigo. 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 06/03/2024
Código do texto: T8014207
Classificação de conteúdo: seguro