Se libertando de histórias limitantes

A Psicologia nos oferece várias estratégias eficazes, para ajudar as pessoas a se libertarem das histórias limitantes, que comandam suas vidas. Aqui estão algumas técnicas, baseadas nessa abordagem:

1. Reconheça e aceite seus Pensamentos:

O primeiro passo, é simplesmente observar seus pensamentos sem julgamento. Isso pode ajudar a reduzir o poder, que essas narrativas possuem sobre você. Práticas como a meditação mindfulness, são excelentes para desenvolver uma consciência aguçada de seus pensamentos e emoções, no momento presente.

2. Dispute as Narrativas Negativas:

Questionar a veracidade e a utilidade de suas histórias, pode ser extremamente libertador. Perguntar-se coisas como: "Isso é realmente verdade?" ou, "Esse pensamento é útil para mim?" pode ajudar, a colocar suas histórias em perspectiva e, muitas vezes, revelar que elas são exageradas, ou completamente falsas.

3. Reescreva sua História:

Após identificar e questionar as histórias negativas, você tem o poder de reescrevê-las, de uma forma mais positiva e capacitadora. Concentre-se em seus pontos fortes, sucessos e naquilo, que você aprendeu com as experiências passadas. Essa narrativa positiva reformulada, pode ajudar a impulsionar sua autoestima e seu senso de segurança.

4. Foque no Presente:

Muitas vezes, nossas histórias são baseadas em dores do passado, ou preocupações com o futuro. Concentrar-se no presente e praticar gratidão, pode ajudar a reduzir a importância dessas narrativas. Pense nas coisas, pelas quais você é grata (o), agora e no que está indo bem na sua vida, em vez de se prender a histórias passadas, ou temores futuros.

5. Cultive Auto-compaixão:

Ser gentil consigo mesmo é fundamental, quando se trabalha para mudar narrativas pessoais negativas. Praticar a auto-compaixão, envolve tratar-se com a mesma gentileza, cuidado e compreensão, que você ofereceria a um bom amigo.

6. Defina suas Próprias Metas e Valores:

Em vez de deixar que suas histórias ditem sua vida, decida deliberadamente, quais são seus próprios valores e objetivos. Viver de acordo com esses valores e trabalhar para alcançar seus objetivos, pode ajudar a criar uma nova narrativa, centrada em quem você deseja ser e no que deseja realizar.

Por fim, lembre-se de que mudar narrativas pessoais, profundamente enraizadas, é um processo que pode levar tempo e exige persistência. Ser paciente consigo mesmo e celebrar pequenos progressos, ao longo do caminho, são partes essenciais dessa jornada.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 10/03/2024
Código do texto: T8016514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.