Autoaceitação.

_*Autoaceitação*_

A jornada de autoaceitação, é um caminho enriquecido, quando iluminado pelos ensinamentos de pensadores proeminentes. O Dalai Lama, uma voz de sabedoria e compaixão, ressalta a importância de entender que, "a felicidade não é algo pronto, ela vem de suas próprias ações." Esta visão, ecoa a verdade de que a nossa aceitação não deve ser condicional, ou dependente de conquistas externas.

_*Matthieu Ricard,*_ frequentemente descrito como o homem mais feliz do mundo, complementa essa ideia, ao apontar que, "buscar a felicidade em bens externos, é como esperar saciar sua sede, bebendo água salgada." Essa metáfora poderosa, reflete a inutilidade de depender de melhorias exteriores, ou de realizações materialistas, para fundamentar a nossa autoaceitação.

_*Daniel Goleman*_, com seus insights sobre inteligência emocional, reforça que "a autoconsciência, é a chave para a autoaceitação." Compreender e respeitar nossas próprias emoções, virtudes e falhas, é fundamental. Ele sugere que, ao invés de nos criticarmos, devemos abordar nossas falhas com empatia e gentileza, uma abordagem que nos capacita a crescer.

_*Carl Rogers*_, nos oferece uma perspectiva transformadora, argumentando que, é apenas por meio da aceitação de quem somos, que podemos iniciar a verdadeira transformação. "O curioso paradoxo," ele observa, "é que quando eu me aceito tal como sou, então posso mudar." Esta visão desafia a crença comum, de que a mudança precede a aceitação.

_*Pema Chödrön*_, acrescenta uma camada de introspecção, ao aconselhar que a meditação não é um ato de nos rejeitar, ou de aspirar ser algo que não somos, mas uma prática, de formar uma amizade profunda, com nosso verdadeiro eu. "Não se trata de nos jogar fora e tentar ser alguém melhor", ela explica, "mas sim, de fazer amizade com quem já somos."

Este mosaico de sabedorias, enfatiza a importância da autoaceitação incondicional. Em um mundo, inundado por pressões sociais e comparações implícitas, esses ensinamentos, oferecem uma perspectiva rejuvenescedora. Cultivar a autoaceitação, é abraçar nossa inteireza, respeitando-nos e gostando de nós mesmos, como somos agora, aceitando nossas virtudes e falhas, como partes integrantes da nossa humanidade. A verdadeira transformação, como nos lembram esses sábios pensadores, começa com a aceitação, de quem somos em nosso âmago.

_*Daniel Barthes*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 14/03/2024
Código do texto: T8019537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.