TCC, Psicologia Positiva e suas complementariedades

A Psicologia Positiva e a Terapia Cognitiva-Comportamental, (TCC) são abordagens importantes dentro da psiquiatria e da psicoterapia, com focos distintos, mas complementares, em muitos casos.

_**Psicologia Positiva:**_ Esta é uma ramificação da psicologia, que se concentra em promover qualidades e experiências de vida positivas, como felicidade, otimismo, resiliência, gratidão, perdão, auto-perdão, compaixão, auto-compaixão, bem-estar e forças pessoais. Em vez de se concentrar apenas, em tratar doenças mentais, a psicologia positiva, busca entender e cultivar, os aspectos positivos da experiência humana, para melhorar a qualidade de vida geral. _*Foi popularizada nos anos 90, pelo psicólogo Martin Seligman,*_ _*que a considera como complementar, não substituta*_, às formas tradicionais de psicologia clínica.

_**Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC):**_ É uma forma de terapia psicológica, focada na identificação e reestruturação de pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais. A ideia, é que ao mudar padrões de pensamento negativos, ou irracionais, é possível, influenciar as emoções e comportamentos da pessoa, ajudando-a a lidar de maneira mais eficaz, com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos de pânico, entre outros.

A TCC é uma abordagem prática, orientada para soluções e geralmente de curto prazo, envolvendo exercícios e tarefas específicas, para que o indivíduo, pratique na vida cotidiana.

_*Embora a TCC e a psicologia positiva, possam parecer diferentes em seus enfoques,—uma concentrando-se em corrigir negatividades e a outra em promover positividades,*_—elas podem se complementar. Por exemplo, a TCC pode ajudar a reduzir os sintomas de uma condição de saúde mental, enquanto a psicologia positiva pode ser utilizada, para ajudar a pessoa a construir mais experiências e qualidades de vida positivas, consolidando os ganhos conseguidos com a TCC.

_*Daniel Barthes*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 14/03/2024
Código do texto: T8019731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.