Casos de negligência de crianças

Ao lidar com casos de negligência de crianças, é vital, adotar uma abordagem sensível e multifacetada, aproveitando as perspectivas e estratégias, da psicologia positiva e da terapia cognitiva-comportamental (TCC).

Fase 1:

Avaliação e Estabelecimento de Conexão

Comece com uma avaliação abrangente, para entender as crenças, pensamentos e comportamentos da criança, além de identificar sinais de negligência. Estabeleça uma relação terapêutica segura, onde a criança, se sinta ouvida e validada.

Busque também, identificar pontos fortes e interesses da criança. Isso não apenas ajuda a construir uma conexão, mas também fornece uma base, sobre a qual as intervenções positivas, podem ser construídas.

Fase 2:

Educação e Capacitação

Eduque a criança, sobre a conexão entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Introduza ferramentas básicas da TCC, para ajudá-la a reconhecer pensamentos negativos, ou distorções cognitivas, resultantes da negligência.

Ensine a criança, a reconhecer e a valorizar, suas qualidades e pontos fortes pessoais. Introduza a prática da gratidão, mostrando, como focar em aspectos positivos, pode melhorar seu bem-estar emocional.

Reconstrução e Retificação Cognitiva

Trabalhe com a criança, para desafiar e reestruturar pensamentos negativos, ou distorcidos, relacionados à negligência, substituindo-os, por percepções mais equilibradas e saudáveis de si mesma(o), e de seu ambiente.

Encoraje a criança, a se engajar em atividades, que fortaleçam suas qualidades e gerem experiências positivas, como hobbies, arte, ou esportes.

Promova a resiliência, ensinando habilidades de enfrentamento e como superar adversidades.

Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Emocionais

Ensine habilidades de regulação emocional e resolução de conflitos, para ajudar a criança a lidar melhor, com suas emoções e interações sociais, muitas vezes, comprometidas pela negligência.

Fomente a construção de relacionamentos positivos, incentivando a criança, a reconhecer e buscar apoio, em relações saudáveis e confiáveis.

Planejamento para um Futuro melhor e Manutenção.

Estabeleça um plano de enfrentamento, para situações futuras desafiadoras, ensinando a criança, a aplicar de forma independente, as estratégias aprendidas.

Encoraje a criança, a estabelecer metas positivas para o futuro, sustentando um senso de esperança e propósito.

Esta estratégia combinada, não apenas aborda o trauma e os impactos psicológicos da negligência, mas também, promove um desenvolvimento saudável e resiliente. É fundamental, todavia, assegurar que a criança, esteja também recebendo o apoio e a proteção adequados, em seu ambiente, envolvendo outros profissionais e agências multidisciplinares, quando necessário.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 14/03/2024
Código do texto: T8019743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.