Formas de potencializar os momentos positivos e lidar com o viés natural do nosso cérebro, para a negatividade.

_*Formas de potencializar os momentos positivos e lidar com o viés natural do nosso cérebro, para a negatividade.*_

A questão, de como potencializar os momentos positivos e lidar, com o viés natural do nosso cérebro, para a negatividade, pode ser explorada, através de várias estratégias, fundamentadas em práticas psicológicas eficazes e pesquisas cognitivas.

A negatividade do viés cerebral, é uma tendência pela qual, nós seres humanos, damos mais importância, aos aspectos negativos de uma experiência, em comparação com os positivos, mesmo quando estes têm a mesma intensidade. Essa característica evoluiu, como um mecanismo de sobrevivência, mas em contextos modernos, muitas vezes, nos impede de apreciar plenamente a vida e contribui, para o desenvolvimento de problemas, como a ansiedade e a depressão.

Potencializar Momentos Positivos

1. Prática da Gratidão:

Escreva três coisas, pelas quais você é grato todo dia. Este exercício, estimula o cérebro a procurar e reconhecer, eventos positivos, contrabalançando, o viés para a negatividade.

2. Cultive o Mindfulness (Atenção plena):

A prática regular do mindfulness, nos ajuda a viver no presente, apreciando os momentos positivos à medida que ocorrem, sem superanalisá-los, sob à luz do passado ou do futuro.

3. Reframing Cognitivo:

Aprenda a reinterpretar situações negativas, procurando aspectos positivos, ou, oportunidades de aprendizado nelas. Isso pode ajudar, a reduzir o impacto emocional negativo e promover, uma visão mais equilibrada da vida.

4. Celebração e Partilha de Sucessos:

Compartilhar sucessos e momentos positivos com os outros, não só reforça essas experiências em nossa própria mente, mas também cria conexões positivas, com os outros.

Lidar com o Viés para a Negatividade

1. Conscientização do Viés:

O primeiro passo, para lidar com o viés para a negatividade, é reconhecê-lo.

Desenvolva uma autoconsciência, para identificar, quando você está dando, atenção desproporcional a pensamentos negativos.

2. Técnica "Parar-Pensar-Agir":

Quando você perceber pensamentos negativos, faça uma pausa (Parar), reflita sobre a validade e utilidade desses pensamentos (Pensar), e então escolha uma ação mais construtiva, ou, um pensamento mais equilibrado para focar (Agir).

3. Exposição Gradual:

Exponha-se de forma controlada e gradual, a situações que desencadeiam negatividade, praticando técnicas de enfrentamento positivo. Isso pode ajudar, a reduzir a sensibilidade ao estresse, ou ao medo associado a essas situações.

4. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Considerada uma das abordagens mais eficazes, para lidar com padrões de pensamento negativos, a TCC ajuda a identificar, desafiar e substituir pensamentos negativos, por outros mais realistas e equilibrados.

Conclusão

Superar o viés para a negatividade e potencializar os momentos positivos, são práticas que exigem esforço consciente e consistente. No entanto, os benefícios a longo prazo, para o bem-estar psicológico e a qualidade de vida, são inestimáveis.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 17/03/2024
Código do texto: T8022085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.