Afinal você é humano ou perdeu sua humanidade?

*A final Você é Humano ou Perdeu sua Humanidade?*

Por : Dr.H.C. Gilmar Camará.

A palavra "Humanidade" tem origem no latim "humanitas", que deriva de "homo", que significa "homem" ou "ser humano". Epistemologicamente, a palavra está relacionada à natureza e essência do ser humano, abrangendo características como compaixão, civilidade, cultura e solidariedade.

O termo "humanidade" para definir a espécie humana tem origens antigas e remonta à Grécia Antiga. No entanto, a consolidação do termo e sua utilização mais ampla ao se referir à totalidade dos seres humanos e suas características distintivas ao longo da história da filosofia e da literatura foi gradual. A palavra "humanidade" passou a ser mais comum e difundida ao longo dos séculos, refletindo a evolução do pensamento humano sobre si mesmo e sua relação com os outros indivíduos da mesma espécie.

Definir uma sociedade humana envolve a organização e interação de indivíduos que compartilham normas, valores, cultura e instituições em comum. Alguns elementos que caracterizam a definição de uma sociedade humana incluem:

1. **Organização Social:** As pessoas se agrupam em comunidades e estabelecem estruturas sociais, como famílias, grupos, organizações e instituições.

2. **Cultura Compartilhada:** Compartilham normas, valores, crenças, tradições, linguagem e costumes que são transmitidos de geração em geração.

3. **Interação Social:** Os membros da sociedade interagem entre si, estabelecendo relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

4. **Instituições Sociais:** Existência de instituições como governo, escolas, religião, economia, entre outras, que regulam e organizam a vida em sociedade.

5. **Identidade Coletiva:** Sentimento de pertencimento a um grupo ou comunidade específica, compartilhando uma identidade coletiva.

O ser humano pode ser considerado como perdendo sua humanidade quando ele age de forma desumana, negligenciando valores éticos e morais que são inerentes à condição humana. Alguns exemplos de situações em que se considera que um indivíduo perde sua humanidade incluem:

1. **Cometendo Atos Atrozes:** Quando uma pessoa comete atos de violência extrema, crueldade, genocídio ou tortura contra outros seres humanos.

2. **Ignorando a Dignidade Humana:** Quando alguém desrespeita a dignidade, os direitos e a liberdade de outros indivíduos, tratando-os de forma desumana.

3. **Falta de Empatia:** Quando uma pessoa se torna indiferente ao sofrimento alheio e não demonstra compaixão ou empatia pelos outros.

4. **Exploração e Abuso:** Quando alguém explora, abusa ou oprime deliberadamente outros seres humanos, tirando vantagem de sua vulnerabilidade.

Em resumo, a perda da humanidade ocorre quando um indivíduo se afasta dos princípios éticos e valores que definem a essência humana, causando danos e sofrimento aos outros de maneira deliberada e desumana.

E VOCÊ AINDA É Humano ou perdeu sua HUMILDADE?