Os demônios do demônio. Pensamento sobre o pensamento de Galeano.

_*Provocação*_

"Os Demônios do Demônio" é um texto profundo e provocativo, escrito por Eduardo Galeano, um dos mais importantes escritores latino-americanos do século XX. Neste texto, Galeano explora a dualidade da natureza humana, abordando temas como a corrupção, a violência e a injustiça que permeiam a sociedade.

Através de uma linguagem poética e metafórica, Galeano convida o leitor, a refletir sobre as várias formas de mal, que habitam não apenas os indivíduos, mas também as estruturas sociais e políticas. Ele desvela, as camadas mais sombrias da existência humana, questionando as origens e as consequências, dos desejos de poder, ganância e destruição.

Ao trazer à tona esses "demônios", Galeano não apenas critica as injustiças do mundo, mas também desafia o leitor, a reconhecer e confrontar suas próprias sombras. Ele nos lembra, da necessidade de olharmos para dentro de nós mesmos, de confrontarmos nossos medos e fraquezas, a fim de buscar uma transformação pessoal e uma sociedade mais justa e compassiva.

Assim, "Os Demônios do Demônio" convida-nos, a uma jornada de autoconhecimento e reflexão, incitando-nos, a questionar as estruturas de poder e a buscar uma redenção pessoal, diante dos desafios morais e éticos do nosso tempo. É um texto que provoca, inspira e nos desafia a olhar, para além das aparências e a mergulhar, nas profundezas da condição humana.

Daniel Barthes.

https://www.geledes.org.br/os-demonios-do-demonio-por-eduardo-galeano/

BARTHES
Enviado por BARTHES em 20/03/2024
Código do texto: T8024215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.