Tratamento com pré adolescentes, online

Bom dia, Andreia. Adiciona o meu contato.

Abaixo, o que vc solicitou.

Sessões psicológicas online,com pré-adolescentes, podem ser enriquecidas com atividades interativas, que promovem a expressão de sentimentos, autoconhecimento e desenvolvimento, de habilidades sociais e emocionais. A seguir, algumas sugestões de atividades elaboradas, especialmente para este contexto:

1. _*Caixa de Sentimentos*_

-

_*Objetivo:*_

Ajudar os pré-adolescentes a identificar e compartilhar seus sentimentos.

- _*Atividade*_: Peça para eles desenharem ou escreverem em um pedaço de papel virtual (pode usar uma lousa digital ou documento compartilhado) o que estão sentindo no momento e por quê. Discuta esses sentimentos de forma aberta em sessão.

2. _*Árvore das Forças Pessoais*_

-

_*Objetivo:*_

Reconhecer e valorizar as próprias qualidades e forças.

- _*Atividade*_:

Utilize uma ferramenta de desenho online para criar junto ao pré-adolescente uma "árvore" onde cada "raiz" representa uma força interior (como bondade, coragem, criatividade) e cada "fruto" representa uma realização ou momento em que essa força foi utilizada.

3. **Diário Gráfico*_

- _*Objetivo:*_

Expressar emoções e eventos cotidianos de maneira criativa.

- _*Atividade*_:

Incentive a criação de um diário gráfico, onde eles podem expressar seu dia a dia por meio de desenhos, colagens ou qualquer outra forma artística que preferirem. Dedique um momento da sessão para que compartilhem e falem sobre uma das páginas que desejarem.

4.

_*Meditação Guiada e Exercícios de Respiração*_

- **Objetivo:** Promover relaxamento e consciência corporal.

- _*Atividade*_:

Conduza uma curta sessão de meditação guiada ou exercícios de respiração, utilizando vídeos ou áudios adequados à idade. Discuta a experiência após a atividade, explorando sensações e pensamentos que surgiram.

5.*_Jogo de Perguntas e Respostas*_

- *_Objetivo:*_

Facilitar a comunicação e promover o autoconhecimento.

- _*Atividade*_:

Utilize um aplicativo de quiz ou crie um jogo de perguntas personalizadas (que podem incluir preferências, sonhos, medos, memórias felizes, etc.) para jogar durante a sessão. Isso pode estimular o diálogo em temas mais profundos de forma lúdica.

6._*Caça ao Tesouro das Emoções*_

- _*Objetivo:*_

Aumentar a percepção e nomeação das emoções.

- **Atividade**: Proponha uma "caça ao tesouro" virtual onde cada "tesouro" encontrado é uma emoção. Para encontrar cada tesouro, dê pistas baseadas em situações hipotéticas ou histórias curtas que provoquem diferentes emoções.

7. _*Playlist da Vida*_

- _*Objetivo:*_

Usar a música como meio de expressão de emoções e experiências.

- _*Atividade*_:

Peça que criem uma playlist de músicas que representem momentos ou sentimentos importantes em suas vidas. Escolham juntos uma música da lista para ouvir durante a sessão e discutir os sentimentos e memórias associados.

8. _*Criação de Histórias Coletivas*_

- _*Objetivo:*_

Estimular a criatividade, trabalho em equipe e comunicação.

- _*Atividade*_:

Inicie uma história e peça para o pré-adolescente continuar, podendo alternar as partes da narrativa. O tema pode ser livre ou direcionado para algo específico que você queira trabalhar na sessão.

Lembrando sempre que, a segurança online é fundamental, todas as atividades devem ser realizadas em plataformas seguras e confiáveis, com a privacidade sendo uma prioridade. Estas atividades, podem ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e estimulante, para os pré-adolescentes, promovendo uma relação terapêutica positiva.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 01/04/2024
Código do texto: T8032482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.