Sordidez detalhada

Príamo dominava minuciosamente a cidade de Tróia.Armou os soldados até o pescoço,construiu a maior muralha até então vista e ainda por cima tinha em suas mãos a bela Helena,adquirida com sagacidade da cidade inimiga.Tudo o levava a uma fortaleza cada vez mais poderosa até um detalhe sórdido aparecer.O rei troiano havia construído a melhor fórmula para a invencibilidade,não fosse sua falta de controle de ambição.

Enganado por Sínon de que o cavalo gigante substituiria o Palado Sagrado (uma estátua de Minerva que os oráculos diziam ser a garantia de que Tróia jamais seria vencida enquanto essa permanecesse em seu pedestal), Príamo abriu suas portas à derrota.

Detalhes.

É detalhe a bela pedra do colar de ouro fazê-lo valer o dobro.

É minúcia uma picadinha semestral na dobra do braço que assegura a saúde.

São minudências cada pincelada no quadro que transformam o vazio em beleza e arte.O menor movimento carrega em si um segredo diferente para maior deslumbre.

DeTalhes.

É detalhe o amigo sair de sua dor para acolher a do próximo.Ter a mesma ferida que o outro e aprofundar a sua para curar a alheia.Decidir ignorar o orgulho à meia noite de um dia comum para levantar a auto estima de um querido só porque o problema real é ignorado,mas ainda perturba o ente.Deposição de confiança é detalhe.

A vista grossa empobrece o planeta.Todavia,às vezes essa melhor seria,visto que nem sempre o pormenor é bem sucedido.A pincelada que traria a glorificação pode escorregar e tirar todo o valor do quadro.

Impossível viver sem detalhes.A conserto disso,o ideal seria analisar cada movimento com a precisão de uma agulha de sismógrafo e apenas se mover após a projeção mental da ação estilo efeito borboleta:se as asas precisam ser batidas para a graciosa criatura viver,que pelo menos o furacão que cada movimento de asa promoverá seja calculado para ocorrer em uma área despovoada.

Quem assiste a língua portuguesa,cheia de orações e classificações que remetem à “causa e conseqüência” pode pensar que o brasileiro tira de letra essa particularidade.Quem dera se toda mão verde e amarela só empunhasse o pincel quando perdesse o tremor de dedos.

Pois é no detalhe distorcido da palavra alheia que uma amizade se perde.

É no detalhe temporal que um acidente torna-se fatal.A pequena minúcia que difere o oxigênio do formol.

São em sórdidos detalhes que se forma a linha entre a verdade e a ignóbil sopresa.

Surpresa...

Cada pingo de tinta define o destino da obra.