A FELICIDADE é um conceito INDIVIDUAL?

A felicidade depende de nós mesmos. Mas não é possível sermos felizes sozinhos, senão nos sentimos incompletos. O ser humano é um animal gregário. Mas se não estamos felizes conosco mesmos, individualmente, como podemos ter a pretensão de completarmos outros com a nossa felicidade? Por isso, primeiro temos que cuidar da felicidade individual para que possamos fazer outros felizes e nos locupletarmos com outra pessoa por inteiro.


Mas a felicidade não depende unicamente de se ter uma carreira, ser bem-sucedido ou ter uma remuneração alta, nem mesmo ser rico. Se isso fosse sinônimo de felicidade, não haveria tantos suicídios em Estocolmo ou no Japão.

Se tivermos todas essas coisas, mas não estivermos bem conosco mesmos, de nada adianta. E se tivermos todas essas coisas e estivermos sozinhos, também não podemos nos sentir completos. Devemos ser como a abelha que acumulou demasiado mel e, por isso, necessita repartir, como muito bem disse o profeta Zaratustra.

 

Eu achava que poderia ser feliz sozinho, mas descobri que a vida pode ser muito melhor ao lado de alguém que amamos de verdade. E por acreditar nisso, fui recompensado ontem com um recado da pessoa que tanto amo, depois de mais de um ano. Mesmo compartilhando assuntos de gostos duvidosos, me envolvendo em polêmicas e mostrando fotos minhas que revelam uma aparência comezinha, mesmo assim, ela dá sinais de que continua pensando em mim com carinho. Isso é um exemplo de como outra pessoa influencia nossa felicidade individual.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 03/04/2024
Reeditado em 03/04/2024
Código do texto: T8033986
Classificação de conteúdo: seguro