Não Seja Sincero.

Não Seja Sincero.

Hoje aprendi que ser sincero sempre esteve fora de moda, e, por que sei disso?

Uma conhecida sempre cobrava nas diversas conversas que tínhamos como fazia falta homens sinceros, que, caso houvesse um no mundo, o governo trataria de disseca-lo para estudo. Ela também, com a delicadeza de uma dama colocava-me como uma exceção no meio desta horda de mentirosos, ou seja, 99,98 por cento da população universal. Eu, apenas a escutava atentamente, observando detalhes das histórias vividas por ela e os seus.

Num belo dia estavamos sentados a beira da orla a contemplar o horizonte, ai surgiu a pergunta que abalaria sem hesitar os alicerces do infinito, essa pergunta tão simples aos olhos de tantos, tornou-se uma longa e duradoura execução da amizade. Tínhamos muito em comum, mas, não era tão comum assim, e, a pergunta veio:

- Dinho, você namoraria comigo?

Eu respondi:

- Não!..

Ele me olhou com um olhar de desaprovação perguntando:

- E porque não?..

Olhei para ela por alguns minutos respondendo:

- Pelo fato de ser minha amiga.

- Apenas isso? Faça de contas que não sou.

- Ainda assim não namoraria?

- Não!

Dos seus olhos emanava uma chama que o inferno iria sentir-se frio.

- Não! Por que?..

- Fulana, você não se encaixa nos critérios criados por mim, não se trata da etnia, da sua epiderme, muito menos da sua beleza. Tem haver comigo!

- Você pode simplificar isto.

- Você não iria gostar, vá por mim.

- Quem você pensa que é? Muitos pagariam para me ter...

- Não duvido, a questão é que, eu não.

- Hum!!!!

Vendo sua face vermelha como se fosse entrar em erupção, eu falei:

- Vou embora, até mais...

Fui saindo de mansinho quando ela falou em bom tom:

- Espere. Não vai sair daqui sem uma explicação plausível. Como não namoraria.

Voltei com meu nervo a flor da pele, pois, aquele assunto já estava ficando chato, qual a razão para toda essa conversa, parei do lado dela, sentei na balaustrada pegando um punhado de areia e soltando bem devagar, falei:

- Fulana. Não sei porquê razão entramos neste assunto, mas, já que entramos, vou lhe dizer. Além é claro do fato de você ser minha amiga, seus gostos difere do meu, nas musicas, nos lugares que gosto de estar, da religião a qual você pratica, daquilo que tenho como senso e gestos em si. Você é uma ótima companhia para o que estamos fazendo agora, para a varanda tomando uma cerva, mas, o que mais poderíamos fazer para lhe dar satisfação, sim, digo para você, pois, quando saímos, além das queixas universais sobre o sexo oposto, tenho que ouvir você desfazer do meu universo. Não sei se você parou para analisar, mas, eu nem falo, e, quando tento, você atropela, então, me calo.

- Não é bem assim não.

- Mesmo?..

- É...

- Ok Então. O que você sabe de mim? Melhor, desde que chegamos aqui, qual assunto meu discutimos?..

- Eh!.. Ah!.. Sei lá, você não fala nada.

- Pois é, você não deixa.

- Tudo bem, tem razão! Converse.

- Ok. Vamos falar de algo bem banal. Você ouviu a nova música de Elton Jhon? O que achou?..

- É vem você com estas músicas do arco da velha. Nem sei que música é essa! Além de que, esse cara não ta com nada, prefiro Wesley Safadão.

- Certo, mas, estamos falando dos meus gostos, não do seu. Percebeu porque não namoraria contigo. Num relacionamento existem dois, no seu, só você. Não é pra mim.

Ela ficou calada por um momento sem retrucar, até:

- Eu é que não namoraria você, não faz meu tipo.

- Olha só, enfim concordamos em algo. É possível quê, se continuar nesse caminho, eu possa um dia te namorar...

- Hum! Vá achando. Vou embora...

Ela se levantou e saiu apressada, eu continuei sentado pegando mais uma vez um punhado de areia e soltando devagar ao vento, pensando:

- O que ela esperava de mim? Por que essa conversa agora? As pessoas são como essa areia, querem estar sempre na mão, mas, quando alguma coisa não está na mesma sintonia, um leve sopro de vento espalha e afasta os corpos...

Talvez eu precise aprender a dizer o que as pessoas querem ouvir.

Texto: Não Seja Sincero.

Autor: Osvaldo Rocha Jr

Data: 08/04/2024 19:27

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 09/04/2024
Código do texto: T8038002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.