Sobre a religião e o Sagrado

Algo interessante de ser comentado era como era realizada a missa antigamente. O sacerdote coloca-se de costa para todo o público e celebra a missa em latim. Parece, ao menos para mim, um tanto impessoal e de difícil compreensão.

Pois bem, vamos analisar agora o sentido por trás desse ritual. Quando se coloca o sacerdote a frente virado para o público implica que ele em si é o centro e que as pessoas devem prestar atenção nele. Isso faz com que ele seja o centro das atenções e não a força divina, sendo muitas vezes interpretado o sacerdote como a força divina, personificado o impersonificável.

Ao se colocar o padre de costas, virado muitas vezes para um vitral de extremo esplendor ou uma estátua que representa algo divino, ele se une ao público, mostrando assim a igualdade e mirando para a força divina, onde todos deveriam mirar.

Outro ponto é que a missa era celebrada em em latim, uma língua sagrada por assim dizer, obviamente com o tempo o latim caiu em desuso, sendo necessário a transformação para o idioma comum. Contudo o caráter sagrado do latim fazia do sacerdote um pontífice entre o céu e a terra.

A perda do sentido sagrado leva a isso, a personificação de pessoas vivas como deuses e de intérpretes como senhores da lei do universo.