A Magia Cívica de Antonin Artaud e o Fenômeno do Cancelamento na Sociedade Contemporânea

Introdução:

No livro "Van Gogh, o suicidado pela sociedade", Antonin Artaud explora a ideia da "magia cívica" como uma força opressiva que marginaliza e oprime indivíduos considerados como não conformes às normas sociais estabelecidas. Este conceito, embora escrito há décadas atrás, ressoa profundamente com os fenômenos contemporâneos de cancelamento, onde indivíduos são ostracizados e silenciados publicamente por expressar opiniões ou comportamentos considerados fora do padrão socialmente aceitável. Este ensaio propõe uma análise da conexão entre a magia cívica de Artaud e o cancelamento nas mídias sociais e na cultura contemporânea.

Desenvolvimento:

A magia cívica, como concebida por Artaud, é uma forma de controle social que busca normalizar e padronizar comportamentos e pensamentos, marginalizando aqueles que se desviam do padrão estabelecido. Este fenômeno é evidente na sociedade contemporânea, onde as mídias sociais muitas vezes se tornam plataformas de julgamento público e ostracismo. Indivíduos que expressam opiniões divergentes, desafiam as normas estabelecidas ou são percebidos como diferentes são frequentemente alvos de ataques coordenados e cancelamento virtual.

O cancelamento pode assumir várias formas, desde a simples exclusão social até o linchamento público nas redes sociais. Indivíduos cancelados frequentemente enfrentam ostracismo, perda de emprego, ameaças de violência e danos à sua reputação e bem-estar psicológico. Este fenômeno pode ser visto como uma manifestação contemporânea da magia cívica descrita por Artaud, onde aqueles que desafiam as normas sociais são silenciados e marginalizados em nome da conformidade e da uniformidade.

O cancelamento não apenas silencia vozes dissidentes, mas também cria um clima de medo e autocensura, onde indivíduos temem expressar opiniões controversas ou divergentes por medo de retaliação. Isso pode levar à homogeneização do discurso público e à supressão da diversidade de pensamento, minando os princípios fundamentais da liberdade de expressão e da democracia.

Conclusão:

Em última análise, a magia cívica de Antonin Artaud e o fenômeno do cancelamento na sociedade contemporânea compartilham semelhanças marcantes em sua capacidade de marginalizar e silenciar indivíduos que se desviam do padrão estabelecido. Ambos representam uma forma de controle social que busca impor conformidade e uniformidade, suprimindo a diversidade de pensamento e expressão. Para combater esse fenômeno, é essencial promover uma cultura de tolerância, respeito pela diversidade e diálogo aberto, onde as vozes de todos os indivíduos são ouvidas e valorizadas, independentemente de concordarmos com elas ou não.

MV Marcos Vinícius Belarmino
Enviado por MV Marcos Vinícius Belarmino em 17/04/2024
Código do texto: T8043732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.