Para ser perfeito, disposição! Para ser imperfeito, coragem!

Há pessoas que são extraordinariamente necessárias! E nem precisam estar fisicamente perto de nós para o serem. Acabei de soltar uma puta exclamação para Brené Brown em seu livro: A coragem de ser imperfeito. O livro trás aquela sensação de estar ouvindo um amigo sensato durante uma conversa na padaria ao mesmo tempo que nos revela a delícia que é estar lendo alguém extremamente inteligente falando de forma natural sobre a vida! Não é propaganda do livro mas.... sim!

Abaixo um trecho do prólogo desse que agora é meu queridinho de cabeceira e que conheci através de outra desconhecida em um grupo de leitores na internet! Sim, há pessoas extraordinariamente necessárias mesmo sendo estranhamente desconhecidas para nós!

"Nossa única escolha tem a ver com o compromisso. A vontade de assumir os riscos e de se comprometer com a nossa vulnerabilidade determina o alcance de nossa coragem e a clareza de nosso propósito. Por outro lado, o nível em que nos protegemos de ficar vulneráveis é uma medida de nosso medo e de nosso isolamento em relação à vida.

Quando passamos uma existência inteira esperando até nos tornarmos à prova de bala ou perfeitos para entrar no jogo, para entrar na arena da vida, sacrificamos relacionamentos e oportunidades que podem ser irrecuperáveis, desperdiçamos nosso tempo precioso e viramos as costas para os nossos talentos, aquelas contribuições exclusivas que somente nós mesmos podemos dar.

Ser “perfeito” e “à prova de bala” são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana. Devemos respirar fundo e entrar na arena, qualquer que seja ela: um novo relacionamento, um encontro importante, uma conversa difícil em família ou uma contribuição criativa. Em vez de nos sentarmos à beira do caminho e vivermos de julgamentos e críticas, nós devemos ousar aparecer e deixar que nos vejam. Isso é vulnerabilidade. Isso é a coragem de ser imperfeito. Isso é viver com ousadia."

Brené Brown

Eciane
Enviado por Eciane em 23/04/2024
Código do texto: T8047926
Classificação de conteúdo: seguro