PERDOAR-SE E PERDOAR

Quando penso no perdão, logo me invadem o pensamento alguns sentimentos. O sentimento de paz, carinho, alegria, tranqüilidade, amor... e vêm acompanhados de uma diversidade de reações, entre elas o sorriso, o choro, o coração batendo forte... Isso me faz entender que o perdão é um sentimento gostoso de sentir, de refletir, de viver, gostoso de sonhar e partilhar.

Na história de José do Egito podemos ver a grandeza da atitude do perdão. Muito novo ele foi vendido por seus irmãos como escravo, sendo levado para o Egito. Foi supervisor da casa do seu patrão e depois jogado na prisão, acusado falsamente de assédio. Após interpretar um sonho do Faraó, foi nomeado responsável pela armazenagem e distribuição dos cereais em todo o Egito.

Um período de fome se abateu sobre toda vizinhança, e os irmãos de José foram buscar mantimentos no Egito. José os reconheceu, e poderia se vingar, mas, depois de ver arrependimento neles, recebeu-os com lágrimas e afeto. José perdoou os irmãos.

Perdoar é pôr fim, cancelar. Perdoamos quando cancelamos o desejo de vingança que exista em nosso coração. E quando isso acontece, somos invadidos de alegria, sorrisos, lágrimas, carinho, misericórdia, amor, gratidão... O PERDÃO ABRE AS PORTAS PARA OS MELHORES SENTIMENTOS E AÇÕES!

Para conseguirmos o perdão e também perdoar, precisamos nos abandonar em Deus, permitindo que Ele nos invada e inebrie nossa alma. Deus é Amor e, por isso, é Perdão.

O perdão faz o coração reviver, dá vida nova. SE TROCAMOS O AMOR PELO ÓDIO, O CORAÇÃO ADOECE. MAS, SE TROCAMOS O AMOR PELA INDIFERENÇA, O CORAÇÃO MORRE. A indiferença é, das atitudes ruins, a assassina do coração. Por isso, precisamos sempre de Amor no coração para não morrermos quando somos massacrados pela indiferença dos outros, e para não matarmos os outros com nossa indiferença.

Entretanto, não seremos capazes de perdoar alguém sem antes nos perdoarmos. Perdão é, também, modificar, transformar! Se não me modificar, se não me transformar, se não me reconcilio comigo, se não procedo com carinho comigo, se não faço as pazes comigo... não vou conseguir perdoar o outro e não vou conseguir o perdão do outro. É preciso que eu me veja transformado pelo Amor e que o outro também me veja transformado para existir o perdão. A minha transformação toca o coração do outro e invade a sua alma. E a transformação do outro toca o meu coração e invade a minha alma.

Dessa ação do Amor nasce o perdão, que inaugura a paz e fixa o sorriso, a alegria, a canção, a festa, o carinho, a verdade, a justiça, o abraço, o olhar verdadeiro... Enfim, do nascimento do perdão permitimos a presença de Deus.

Deus nos abençoe e nos fortaleça sempre a transformação do Amor para a Paz.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 21/01/2008
Reeditado em 21/01/2008
Código do texto: T826944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.