Você sabe se é verdade o que sente?


 

     Expressamos uma opinião e um crença porque sabemos e sentimos? Ou a expressamos por termos ouvido falar, sentindo que sabemos? Então, sabemos apenas superficialmente, e nosso conhecimento é pálida cópia do muito do que não sentimos? Se sentir é caminho para o verdadeiro conhecimento, se não seguirmos o caminho apontado por Immannuel Kant, o qual afirmou e provou que o saber é oriundo do processo de sensação, percepção e conhecimento, muito do que sentimos pode ser absolutamente falso, por mais real que pareça ou dê sabor às nossas percepções. Para estabelercemos algo como verdadeiro, conhecimento real, sendo assim útil ou prático em nossas vidas, não existe mesmo outro caminho que o apontado por Kant, embora, um juízo estranho dentro de cada um de nós tenha o incrível poder de transformar mitos em estruturas onipresentes, e fofocas em fatos históricos. Existe um oceano rico de abstrações que permeiam e norteiam nossos juízos de valores, inferências diversas que nos distanciam do caminho simples do sentir, perceber e saber.





Direitos Reservados - Lei 9.610 de 19/02/1998
Ronaldo Honorio
Enviado por Ronaldo Honorio em 21/01/2008
Reeditado em 21/11/2018
Código do texto: T827216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.