A AMIZADE DE DEUS

Havia um país muito culto, que realizava uma vez por ano, um grande festival de poesias. Os maiores poetas do mundo se reuniam para o evento.

Certa vez, os organizadores do festival decidiram realizar algo inusitado: o desafio entre o maior poeta de todos os tempos e um simples camponês daquelas bandas.

O grande poeta subiu ao palco, com ar culto e aristocrático e, usando de todo o seu conhecimento e técnica da oratória (a arte de falar em público), recitou gravemente o Salmo 22: “O Senhor é o meu pastor...” Quando terminou de recitar os versos do Salmo, o público o aplaudiu por cerca de quinze minutos ininterruptos.

Os organizadores, então, chamaram o humilde camponês que todo envergonhado disse que iria recitar o mesmo Salmo. Foi um murmúrio geral na platéia e os organizadores tiveram pena do pobre camponês, pois certamente ele jamais conseguiria superar a récita do grande poeta.

Mas, o humilde camponês, tirou o chapéu, olhou para o céu, e depois deixou seus olhos passearem pelos campos ao longe e iniciou sua oração: “O Senhor é Meu Pastor... não me falta coisa alguma...”.

Quando terminou, ninguém aplaudiu. Ninguém se moveu. Não podiam. Todos estavam calados, chorando, compungidos e tocados com aquela oração. As palavras daquele homem falaram aos corações de todos.

O poeta ficou inquieto e começou a indagar: “meu amigo, de onde você é? Quem foi teu mestre de oratória? Onde você aprendeu essa técnica?”. Ao que o humilde camponês respondeu: “meu amigo, sou um simples trabalhador do campo, iletrado, a nossa diferença é que você conhece o Salmo do Pastor e eu conheço o Pastor do Salmo!”.

Amizade é a expressão de vários sentimentos. Dentre eles, destaca-se a confiança. Não existe amizade sem confiança, e confiança, exprime Amor.

Na história de Jacó, podemos perceber a relação de amizade que ele conquistou com Deus. Em algumas atitudes ele falhou muito. Deus, que é Bondade, Perdão, Amor... acreditou na mudança que poderia acontecer no coração de Jacó. No decorrer de sua vida ele foi lapidado, porque Deus viu seu coração. Deus analisou, esperou, confiou e organizou a vida de Jacó.

Quantas vezes julgamos e desprezamos nossos amigos por causa de erros cometidos. Abandonamos a idéia de ver Deus em nossas vidas, desprezamos a alegria da transformação dos corações. Jacó se transformou e Deus aguardou a mudança.

Esse é um grande exemplo da Amizade de Deus. Exemplo que podemos seguir e desfrutar com Deus. Quando estivermos conscientes da Amizade de Deus, poderemos dizer com alegria: eu conheço o Pastor do salmo, e somos grandes amigos.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 22/01/2008
Código do texto: T827820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.