Perfil do fanático

Pelo menos aparentemente, a julgar pelo fanatismo, mentiras e calúnias, o fanático é alguém antipático, com pouca instrução escolar, alto, forte e arrogante, com idéias fora do comum sobre os demais.

Entretanto, ele é ambicioso brilhante e sensível. Logicamente é possível que nunca teve um berço. Converteu-se nos exageros de suas palavras na roda de amigos. Mas ele é um fanático, mentiroso e caluniador um criminoso em potencial. “o crime é próprio do imbecil que jura não aproximar da água até que saiba nadar”. (Macaulay)

Nós consideramos o fanático, um criminoso em potencial, pois a qualquer momento ele pode voltar sua arma a qualquer um que dele possa discordar.

Ele representa, como já foi dito, um tipo especial de desconcertante problema social – o problema de personalidade psicopática. O nome pelo qual ele é conhecido não importa, não tem grande importância. O que ele faz é o que importa. O certo e o errado, aparentemente, não têm significação moral para ele. Sua especialidade é escarnecer a todos que o cercam.

Ainda que possa ser superior mental e fisicamente, ele aparentemente, nunca desenvolveu um sentimento de responsabilidade social. Tem reputação de obter tudo o que deseja; desprovido de senso crítico, raivoso e perdido num inferno psíquico. Faz da sociedade sua implacável inimiga, uma sociedade que para ele é composta de pobres imbecis e estúpidos. Em termos psiquiátricos, ele é o psíquico, psicopata ou sociopata; um desequilibrado. Ele constitui uma preocupante e desequilibrada parte do nosso mundo. Ele é legalmente são ou legalmente insano. Insanidade legal é um termo puramente legal. Em suma, ele pode vir a ser um perigoso assassino, quando tem a mente ideológicamente voltada para alguma facção política.

Este é o perfil aproximado de um fanático psicopata, que se assemelha muito a de um mentiroso e caluniador.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 11/02/2008
Reeditado em 11/02/2008
Código do texto: T855170