Quem és?

Um certo rei soube por seus guardas que um moribundo fazia morada em frente ao seu palácio há alguns dias. Inconformado com a situação, o caridoso rei mandou que fizessem com que o moribundo entrasse no palácio. E assim foi feito.

O rei mandou com que dessem roupas novas ao homem, que o alimentassem, e após uma loga conversa, nomeoou o homem como seu secretário pessoal. A partir daí, o homem, que dantes era moribundo, passou a vestir-se de vestis caríssimas, e a gozar de prestígios e privilégios.

Passado algum tempo, chegou aos ouvidos do rei que todas as noites o homem a quem ajudara saía do castelo e entrava em uma gruta, levando consigo uma caixa, permanecendo lá por aguns instantes. O rei ficou surpreso e inconformado. Suspeitava-se de que o homem estava saqueando o palácio, roubando tesouros, traindo o rei que tanto o ajudara.

O rei resolveu seguí-lo, e depois depois de alguns minutos após o homem ter entrado na gruta com caixa, o rei também entrou; e quão surpreso ele ficou quando encontrou o homem vestido com suas vestis maltrapilhas de antes, como o moribundo que era. O rei o indagou o porquê dele estar vestido daquela maneira. O homem respondeu que fazia isto todas as noites, para que jamais viesse esquecer de onde ele havia saído. De onde o rei o havia tirado; para que jamais a soberba ou a arrogância chegasse ao seu coração.

* Trata-se de uma ilustração.

* Autor desconhecido.

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 12/02/2008
Código do texto: T856360
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.