AFORISMOS (1)

. O beijo é uma estrofe rimada por duas bocas.

. O amor é um não-sei-quê que surge não-sei-onde e acaba não-sei-como.

. Por intermédio da amizade estão presentes os ausentes, são ricos os necessitados, valentes os imbecis e, o que é mais incrível, os mortos vivem.

. A amizade é um amor que não se comunica pelos sentidos.

. O amor é um altar onde nos isolamos e uma cruz na qual sofremos.

. Ama o seu próximo... e se ele for alto, moreno e belo será muito mais fácil.

. Ninguém vive sozinho, pois até as lágrimas escorrem pela face de duas em duas.

. A mulher nasce chorando, vive amando e morre perdoando. O homem nasce sorrindo - fingindo que chora! -, vive iludindo e morre mentindo.

. Nosso mundo não é dividido pela distância entre um horizonte e outro, mas pelo alcance de nossa compreensão.

. O sorriso é a manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que o coração procura.

. Mais vale um beijo roubado do que um sorriso forçado.

. Por que pagar pela morte se você ganhou a vida?

. A dor mais doída do amor é quando sabemos que ele deve morrer, porém não temos forças para matá-lo.

. No fundo da falência humana encontrei um tesouro desvalorizado pelo tempo: uma amiga.

. Ame, mesmo sendo desprezada, mas não despreze quando amada.

. O coração da mulher é como um palco no qual o homem representa o melhor papel de palhaço.

. O beijo é como uma bola de canhão: bate na boca e explode o coração.

. Amor não mata... sepulta um coração em vida.

. A melhor maneira de se amar alguma coisa... é pensar que um dia podemos perdê-la.

. O amor é a força que move o mundo e vence todas as batalhas.

. Não faça da sua vida um rascunho, pois, talvez, não haja tempo de passá-lo a limpo.

. Cada um de nós é uma lua no céu: possuímos um lado sombrio que jamais mostramos a ninguém.

. Só deixarei de lhe amar no dia em que o maestro da orquestra definir o tom de uma lágrima, caindo.

. Se um dia lhe amei para esquecer alguém, hoje, para lhe esquecer, não consigo amar ninguém.

. O amor é um sentimento oculto que nasce sem razão.

. Chorar é dizer em lágrimas tudo aquilo que os lábios não conseguem pronunciar.

. O sonho do careta é a felicidade do maluco.

. Guarde por mim as rosas da amizade, pois, para você guardarei os espinhos da saudade.

. Quando você estiver velha e caduca, ao menos não se esqueça da sua amiga maluca.

. Nunca tome uma decisão sem antes ter a certeza da solução.

Nota da autora: o elenco de aforismos acima registrados - hábito que sempre possuí, isto é, caminhar pelo mundo com uma espécie de "caderno de anotações" - foram extraídos e/ou retrabalhados (ou melhor: relembrados tempos depois de lidos, contudo sem conseguir localizar a fonte originária) pela pela minha memória mediante leitura de livros, de filmes, de revistas, de jornais, de críticas cinematográficas etc.

ELAINE BORGHI

primavera de 2005