Arquitetura Pós-Moderna: Arquitetura Democrática

A arquitetura Pós-Moderna (ou contemporânea) é o estilo arquitetônico cuja principal preocupação é relacionar os seus elementos compositivos com o local onde esta sendo inserida. Apreendendo os seus valores estéticos, culturais, históricos e geográficos, essa arquitetura é um bom exemplo de arte da diversidade e, por conseguinte, exemplo capital de arte da democracia. Ao contrário da Arquitetura Moderna (também conhecida por Estilo Internacional), cujo principal baluarte era desenvolver princípios internacionais que deveriam ser seguidos cegamente. Tais princípios que surgiram no início do séc. XX e ditaram a arquitetura até o início dos anos sessenta.

A arquitetura Pós-Moderna possui três vertentes: a Historicista, a Regionalista e a High-Tech. As duas primeiras se preocupam mais com os valores locais do que a última, a qual orienta-se pelo uso de materias de alta tecnologia. Mas o importante a ressaltar aqui é a valorização da população usuária na elaboração dos projetos. Tal população que deixa de ser sujeito ausente para ser protagonista na concepção e execução das obras arquitetônicas. Ora, convenhamos, se a arquitetura tem como função criar espaços para as pessoas, por que então não colocá-las como seres participantes no exercício profissional do arquiteto. Dessa forma, portanto, o arquiteto deixa de ser impositor de seu trabalho para se tornar compartilhador de sua obra com o cliente. Surgindo dessa troca de informações e opiniões uma arquitetura mais humana e de elevada diversidade cultural.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 23/02/2008
Reeditado em 10/03/2008
Código do texto: T872429